Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Portfólio de Inovação e patentes são pauta do CD 


21/11/2022

Comunicação Interna (CCS)

Compartilhar:

Representando a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/VPPIS), Carla Maia Einsiedler apresentou, na reunião do Conselho Deliberativo de 4/11, os aprimoramentos implementados nas atividades de prospecção de parcerias para o desenvolvimento de tecnologias da Fiocruz. Ela fez questão de agradecer a participação de especialistas de diversas unidades da Fundação na Comissão de Propriedade Intelectual (Copat) que, desde 2019, e especialmente durante a pandemia de Covid-19, avaliou o interesse na manutenção ou não de cerca de 150 pedidos de patentes, gerando uma economia de mais de R$ 4,3 milhões para a instituição.  

Carla explicou que a estratégia institucional passa em primeiro lugar pela oferta interna de novas tecnologias, produtos, processos e métodos para as unidades produtivas (Bio-Manguinhos, Farmanguinhos e IBMP), em eventos como o Café com Inovação, onde são avaliadas aquelas que são de interesse para o desenvolvimento na Fiocruz. Outro caminho é a oferta externa dessas inovações, por meio do Programa de Empreendedorismo, com a formação de Spin-offs para o seu desenvolvimento. 

Para subsidiar o processo de oferta tecnológica da instituição, em 2020, com recursos do Edital Inova Gestão, foi criado o Portfólio Integrado de Inovação da Fiocruz. Em seguida, foram selecionadas tecnologias de interesse para o SUS a serem ofertadas, passando por sua validação com as unidades e nesse ano avançou-se com a capacitação de pesquisadores e Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), a prospecção de parcerias e oferta tecnológica, e o desenvolvimento de um site e conteúdos para divulgação e comunicação do Portfólio. 

A perspectiva é que a gestão do Portfólio seja incorporada na rotina do Sistema Gestec-NIT, com sua atualização sistemática, configurando uma ferramenta estratégica para a oferta tecnológica, com potencial inovador e que possa gerar soluções em benefício da sociedade. Para os próximo dois anos estão previstas novas ações de aprimoramento, de ac ordo com o que foi aprovado no IX Congresso Interno, no sentido de promover “a transformação do conhecimento e do capital intelectual gerados pela instituição em produtos e serviços inovadores, capazes de gerar soluções em saúde”. 

Volver arribaVolver