Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Pesquisador da COC/Fiocruz organiza livro gratuito 'As ciências sociais e a pós-graduação no Brasil'


22/11/2022

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Pesquisador e professor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), editor científico da Editora Fiocruz, diretor de publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e doutor em Ciência Política pelo antigo Iuperj (atual Iesp/Uerj), Gilberto Hochman é o organizador do livro As ciências sociais e a pós-graduação no Brasil. Lançada pela Hucitec Editora/Anpocs, a obra está disponível para download gratuito.

Resultado de edital voltado a doutorandos e recém-doutores das áreas que compõem as ciências sociais, o livro tem pósfácio de Clarissa Eckert Baeta Neves, do departamento de Sociologia da UFRGS, e conta com a participação dos pesquisadores Laurindo Tchinhama, Leonardo Francisco de Azevedo, Leonardo Leal Esteves, Lília Maria Mendes Bernardi, Mariana Siracusa e Mario Luis Grangeia. De acordo com o organizador Gilberto Hochman, o livro é uma resposta das ciências sociais por intermédio de suas associações científicas e profissionais (Anpocs, ABA, ABCP e SBS) à crise no financiamento e da avaliação da pós-graduação.

"Escritos por jovens sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e internacionalistas, recém-doutores e doutorandos, os capítulos do livro revelam as diversas possibilidades de produção de conhecimento sobre o ensino de pós-graduação, a avaliação, a mobilidade internacional e os desafios atuais e futuros da formação acadêmica e profissional na área. Os jovens cientistas sociais que participam do livro evidenciam a capacidade e o potencial das nossas ciências sociais na reflexão sobre si mesmas e sobre os caminhos da pesquisa e da educação no Brasil", explica Hochman, na apresentação do livro.

Volver arribaVolver