21/05/2021
Cogepe
O Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) imunizará trabalhadores da saúde de 30 a 35 anos contra a Covid-19 na próxima semana, entre os dias 24 a 28 de maio. Servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas da Fiocruz poderão ser vacinados no Campus Manguinhos. O calendário por idades está informado abaixo e o agendamento ocorre via sistema eletrônico, pelo link: https://vacina-fiocruz.web.app. Em caso de problemas com o sistema, o contato deve ser feito pelo e-mail: nust.vacina.covid19@fiocruz.br. A campanha segue critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).
A agenda está aberta com possibilidade de agendamento de até 10 pessoas a cada 15 minutos. Os turnos ocorrem das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, totalizando 160 vagas por dia, de segunda a sexta-feira. É importante que todos procurem chegar o mais próximo possível do horário agendado para diminuir o cruzamento de fluxo com o grupo posterior ou anterior ao seu. A vacina aplicada pelo Nust/CST é a AstraZeneca/Covid-19 Fiocruz, produzida em Bio-Manguinhos.
Calendário de vacinação do Nust/CST para a semana de 24 a 28/5:
24/5 (segunda-feira): 35, 34 e 33 anos de idade
25/5 (terça-feira): 34, 33 e 32 anos de idade
26/5 (quarta-feira): 33, 32 e 31 anos de idade
27/5 (quinta-feira): 32, 31 e 30 anos de idade
28/5 (sexta-feira): maiores de 30 anos de idade
Vale ressaltar que Bio-Manguinhos, Farmanguinhos (Jacarepaguá), IFF e INI vacinam seus trabalhadores, conforme orientações de seus comunicados internos. Portanto, esses profissionais devem se vacinar em suas respectivas unidades.
Onde se vacinar e o que levar?
No Campus, a campanha acontece no pátio da Asfoc-SN (Estação Asfoc). O acesso é feito pela parte externa do prédio. Para se vacinar é obrigatória a apresentação de documento de identificação e crachá ou outro comprovante de vínculo com a Fiocruz.
Quem não poderá se vacinar?
Além do critério etário, não poderão se vacinar pelo calendário da instituição trabalhadores que tiverem contraído a Covid-19 há menos de 30 dias – a contar pela data de início dos sintomas ou, em casos assintomáticos, pelo resultado do teste – e quem tiver se imunizado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunização (PNI), como a da gripe, em um intervalo inferior a 14 dias.
Conforme pactuado junto à Coordenação da Pandemia na Fiocruz, o Nust/CST suspendeu temporariamente a aplicação da vacina em gestantes e lactantes em puerpério (que estejam amamentando até 45 dias após o parto), como medida preventiva.