Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Livro Saúde, Ambiente e Sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas é abordado em aula aberta da Faculdade de Saúde Pública da USP


27/02/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) 2022/2023 da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) realizou no dia 23 de fevereiro, por meio do YouTube, aula aberta com o tema “Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente: Crise Ambiental Global e Novos desafios para o SUS”. O evento inaugurou a disciplina Saúde, Ambiente e Vigilâncias do CESP.

Para debater o tema foi convidado o coordenador de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Guilherme Franco Netto. O evento também contou com comentários dos professores Eliseu Alves Waldman e Marco Akerman e a moderação do professor Leandro Luiz Giatti, todos da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).

Guilherme Franco Netto abordou aspectos da Apresentação do livro Saúde, Ambiente e Sustentabilidade:  fundamentos, bases científicas e práticas, que será  publicado neste ano pelas Editoras Fiocruz e Hucitec. Ele falou da concepção do livro, a metodologia e fez uma síntese geral dos 45 capítulos. 

A publicação é composta por 126 pesquisadores com destacada produção científica nacional e internacional e tem por objetivo servir de base de referência na formação de graduandos e pós-graduandos, além de professores, pesquisadores, gestores públicos e formadores de opinião, visando contribuir para a produção, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.

Organizada por Guilherme e Juliana Rulli, a obra traz uma ampla visão dos fundamentos, das bases científicas e das práticas de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, das últimas três décadas, no âmbito dos campos de conhecimento da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, assim reconhecidos pelos órgãos de fomento à pesquisa em nosso país. Também aponta para os impactos socioambientais e suas consequências que decorrem de um modelo de desenvolvimento, que subjuga a natureza e está centrado na racionalidade econômica e no paradigma científico da modernidade, mas que devasta florestas, bosques, campos, manguezais, e desequilibra totalmente a natureza. 

Após a explanação, a aula seguiu com debate entre professores e estudantes que abordaram os impactos no ambiente e na saúde humana causados pelo atual modelo de desenvolvimento brasileiro; a importância da vigilância em saúde e ambiente; entre outros assuntos.
 

Volver arribaVolver