12/03/2022
Fiocruz Paraná - Instituto Carlos Chagas - ICC
Parte da programação institucional da Fiocruz para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o ICC transmitiu ao vivo a abertura da instalação “Toda Ciência Nasce de um Ventre”, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A iniciativa apresenta de uma maneira lúdica 15 cientistas mulheres que se destacam por suas contribuições científicas.
O evento contou com a participação das pesquisadoras do instituto, Tatiana Brasil e Letusa Albrecht, que interagiram com suas colegas de trajetória ali representadas, resgatando histórias e estabelecendo conexões de temas que unem estas cientistas umas às outras e a elas próprias no desenvolvimento científico.
“Essa é uma iniciativa encantadora e adorei participar. Trazer a trajetória dessas cientistas para perto dos cientistas da Fiocruz e dos que nos visitam, fortalece nosso elo com o passado e nos inspira em nosso dia a dia, relembrando a resiliência e a conduta necessária para os êxitos em nossa carreira e vida`, afirma Tatiana. O desafio da experiência nova de interagir ao vivo com o público e o prazer que traz essa comunicação mais informal com a sociedade, são os aspectos desta vivência destacados por Letusa.
Primeira ação do projeto “O Voo de Merit”, apoiado pelo edital VPEIC/Fiocruz Mais Meninas na Fiocruz 2022, esta instalação reflete o compromisso do ICC com a valorização das mulheres e o incentivo à vocação científica das meninas que visitam o instituto. Idealizada para abordar o tema com leveza e descontração, as cientistas homenageadas compõem um grupo maior retratado no jogo “No Rastro de Merit”, e foram cuidadosamente selecionadas. “Nossa ideia foi trazer para uma única dimensão mulheres cientistas contemporâneas e de um outro momento histórico, ou seja, vivas e já falecidas, brasileiras e estrangeiras, de geografias diversas e áreas de atuação distintas, retratando a diversidade no ambiente científico, tendo como ponto em comum a genialidade de suas descobertas e contribuições históricas para a Ciência. O exercício de juntá-las e imaginar diálogos impossíveis ou improváveis traz o aspecto lúdico que propicia a interação do visitante com a obra”, reforça Maria das Graças Rojas Soto, coordenadora do projeto.
Cada cientista na instalação possui um QRCode que dá acesso a um vídeo que conta um pouco de sua história de vida.
Live de abertura: https://youtu.be/D25Lcr33kQk
Vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCPWUeVE_PUw6KJjlQvUG06Q