Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fundo Newton apoia projetos da Fiocruz para pesquisas em zika

Projetos aprovados pelo Fundo Newton vão compor a Rede de Ciências Socais e Humanidades, Zika Virus (Foto: British Council Brasil)

24/03/2017

Ricardo Valverde (CCS)

Compartilhar:

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, participou em 7 de março de uma reunião no British Council Brasil, em Brasília, para a apresentação oficial dos quatro projetos da Fiocruz aprovados pelo Edital Institucional Links Zika Virus. Na reunião, Nísia apresentou a Rede de Ciências Sociais e Humanidades, frente à epidemia de zika no Brasil, que tem como foco as repercussões sociais das relações entre o vírus os efeitos da doença nas famílias e no sistema de saúde. Nísia disse que a epidemia emerge numa complexa rede social, política, cultural e econômica que expressa, em última instância, um híbrido de demandas sócio-biológicas que necessita ser enfrentado por uma abordagem interdisciplinar e políticas intersetoriais.

O Fundo Newton apoiará projetos interdisciplinares de pesquisa e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao vírus zika e seus impactos na sociedade. O objetivo é que os estudos resultem em cursos de treinamento, metodologias, protocolos e pesquisa social aplicada. Participaram da iniciativa fundações de amparo à pesquisa de alguns estados, o CNPq e a Fiocruz. Os projetos aprovados pelo Fundo Newton vão compor a Rede de Ciências Socais e Humanidades, Zika Virus.

“É essencial que o campo científico não somente responda à ameaça epidemiológica mas também busque construir coletivamente repostas integradas à percepção e à participação social. Nossa rede de ciências sociais pretende contribuir para a compreensão dessas questões, produzindo conhecimento em perspectiva interdisciplinar propondo ações concretas frente à epidemia e suas consequências”, afirmou a presidente. Os parceiros no projeto até o momento são a Uerj, a UFRJ, as universidades de Oxford e York, o King’s College e o Inserm. Todos os projetos darão respostas a demandas do SUS.

Os quatro projetos da Fiocruz que serão financiados em parceria com o Fundo Newton são: Supporting health professionals to provide care to families of children with congenital syndromes related to Zika virus in Brazil, de Luciana Sepúlveda Koptcke; Acting in an uncertain world: mapping public health responses to the Zika epidemic in Brazil, de Gustavo Correa Matta; Women’s social movements and the response to Zika and microcephaly in Brazil: addressing neglect through community-centred approaches, de Denise Nacif Pimenta; e Modelling and Mapping statistical probabilities; correlation between Zika virus transmission, sanitary and drainage conditions in Metropolitan Area of Fortaleza/Ceará (Brazil), de Debora Cynamon Kligerman.

Os objetivos da Rede serão definir uma agenda integrada de pesquisa e educação para a contribuição das ciências sociais e humanas para enfrentar a crise sanitária, suas implicações de médio e longo prazo; constituir uma base de dados histórica, bibliográfica e multimídia sobre a epidemia no Brasil; proporcionar subsídios para a construção de políticas públicas que respondam à diversidade e desigualdades sociais produzidas no território nacional; e produzir estratégias educacionais e de pesquisa articuladas com movimentos sociais, comunidade científica e formuladores de políticas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Nísia, a meta é gerar sinergias entre estudos epidemiológicos, clínicos e de bancada e aqueles focados nas dimensões social e humana da tripla epidemia.

Volver arribaVolver