Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fórum Itaboraí promove evento sobre soberania alimentar


11/11/2022

Aline Rickly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)

Compartilhar:

A comunidade petropolitana do Amazonas, no Quitandinha, vai receber, na próxima quarta-feira (16/11), a primeira edição das Jornadas: Ciência e Comunidade, com o tema Juntos rumo à soberania alimentar- caminhos a trilhar. O evento é promovido pelo Fórum Itaboraí da Fiocruz em parceria com os fóruns comunitários do Amazonas e da Vila Rica.

Na ocasião, haverá uma programação intensa, das 9h às 18h, para abordar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2, que prevê: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Ao todo, são 17 ODSs que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Rodas de conversa, palestras e debates farão parte da jornada, que também terá apresentações artísticas no salão da Igreja São José do Amazonas, que fica na Rua Vassouras, número 01, no Quitandinha. O evento será dividido em três momentos: 1) conceitual, 2) conhecimento da realidade dos territórios e 3) propostas para o combate à fome. Veja a programação completa no site do Fórum Itaboraí.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), mais de 33 milhões de pessoas vivem na situação de insegurança alimentar mais grave no Brasil.

Durante a jornada, a ideia é debater o tema e reunir propostas de soluções para enfrentar estes desafios. “Acreditamos que se iniciará um ciclo inovador e inspirador de participação e envolvimento amplo na discussão dos principais problemas que afetam a população de Petrópolis”, afirma Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí.

A comunidade do Amazonas, no Quitandinha, será a primeira a sediar uma jornada em Petrópolis. A ideia é que outros eventos ocorram em diferentes regiões da cidade, debatendo sempre um ODS vinculado com as condições de saúde da população e formulando propostas pertinentes para a ação intersetorial do poder público em conjunto com a sociedade.
O evento não terá transmissão ao vivo mas, em breve, será divulgado seu registro integral pelo canal do YouTube do Fórum Itaboraí.
 

Volver arribaVolver