Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica abre as portas para escolas da zona Oeste do Rio na SNCT 2023


27/10/2023

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Olhares atentos: o mundo de descobertas que a ciência proporciona foi apresentado de forma lúdica para estudantes de todas as idades através do Circuito Saúde Única Fiocruz Mata Atlântica – por um território sustentável e saudável. Nesse circuito, o Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA), ligado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), apresentou para os alunos das escolas públicas da zona Oeste do Rio de Janeiro, uma imersão nas pesquisas, tecnologias sociais e ações de conservação e restauração ambiental, controle de zoonoses, educação ambiental e promoção da saúde pautadas pela Agenda 2030 desenvolvida pela Fiocruz Mata Atlântica (FMA). Foi a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada no campus da FMA.

Fiocruz Mata Atlântica recebeu 604 alunos de escolas da região (foto: FMA)

 

Ao longo do evento (de 19 a 20/10), a FMA recebeu 604 alunos de escolas da região. “Apesar da SNCT estar na sua 20ª edição, é a primeira edição que a FMA desenvolve de maneira territorializada no campus para receber as escolas do território. No circuito, os visitantes puderam conhecer parte do bioma da Mata Atlântica e a importância de sua conservação e restauração; alternativas não convencionais de saneamento e tratamento de água; habitação saudável para promoção da saúde; e descarte correto do lixo orgânico e do resíduo reciclável", explicou Andrea Vanini, coordenadora adjunta da Fiocruz Mata Atlântica e coordenadora da SNCT na FMA. 

“A SNCT da Fiocruz Mata Atlântica possibilitou aos nossos alunos terem contato com informações do território que eles não tinham e, além disso, o mapeamento da região que foi feito pela FMA foi fundamental para os alunos entenderem a localidade que estudam”, complementou o professor do Ciep Rubens Paiva da Curicica, Ricardo Gomes Pereira. A professora Rosimary Terra, também do CIEP Rubens Paiva, afirmou que essa vivência proporcionada pela FMA, de ver o concreto das teorias que ficam no abstrato, é muito importante para os alunos. “Os meus alunos gostaram muito dessa experiência, e gostariam de ter mais vezes essa oportunidade”. 

Toda a proposta do Circuito foi trabalhar o conceito de Saúde Única sob uma perspectiva lúdica. Além disso, a exposição Nós, do Mundo do Museu da Vida da Fiocruz, integrou a SNCT no campus, trazendo as temáticas das mudanças climáticas, matrizes energéticas, consumismo, desigualdades sociais e desenvolvimento sustentável. Esses temas são essenciais para compreender a relação do ser humano com o ambiente na agenda política mundial.

Os parceiros da FMA também fizeram parte da exposição, trazendo temáticas da Agenda 2030, como a Cefet que trouxe a proposta de energia limpa, demostrando o funcionamento da energia solar. A abordagem da Saúde única na FMA foi enriquecida pela participação de laboratórios que compõem uma rede do projeto Inova do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que trabalham em parceria com as equipes da FMA no território. Além das pesquisas, o IOC trouxe o jogo "Restaura Ação", que aborda questões socioambientais. Já a equipe do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) trouxe uma exposição sobre a fauna nativa, além de ferramentas de manejo de animais e de combate ao incêndio florestal.

Volver arribaVolver