Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Em 2023, Fiocruz tem cerca de 200 grupos de pesquisa ativos


03/01/2023

Luisa Picanço

Compartilhar:

Texto da imagem em fundo azul com ícones de grupos de pessoas: Novo painel disponível: grupos de pesquisas

Hoje cerca de 200 grupos de pesquisas estão ativos na Fundação. É isso que mostra o quinto indicador inédito publicado no Observatório de Ciência e Tecnologia em Saúde da Fiocruz chamado “Grupos de Pesquisa”. O novo indicador contém dados desde 1975 até novembro de 2022 da instituição. As informações foram extraídas da base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A partir dos dados pode-se inferir que a instituição mantém sua tradição em fomentar tanto investigação quanto conhecimento de forma colaborativa. As informações divulgadas no painel são tanto dos grupos de pesquisa ativos quanto dos inativos. O dashboard é uma ferramenta que facilita aos usuários o acesso ao histórico das pesquisas feitas na instituição. 

Lá, o visitante pode aplicar recortes e filtros para analisar informações como área de estudo, subárea, titulação dos pesquisadores e unidades da instituição e com isso ter dimensão dos grupos de pesquisa institucionais. 

No total, foram registrados mais de 500 grupos de pesquisa na Fundação, muitos deles já foram extintos ou não foram atualizados nos últimos anos. No dashboard é possível observar que a maioria destes grupos estão nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, respectivamente. É interessante também ver, por meio de dados, que a principal subárea de estudo encontrada é saúde coletiva, tema fundamental para a Fiocruz e de extrema relevância para o SUS.

Até a última atualização, nove dos dez estados brasileiros em que a Fiocruz tem unidades apresentam grupos de estudos. Os estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia são os que mais têm grupos na Fundação, de acordo com o painel. 

Veja o painel “Grupo de Pesquisas” do Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz aqui.

Volver arribaVolver