O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

TGHN LAC e PROCC promovem encontro entre Brasil e África do Sul com tema de hesitação vacinal


07/02/2025

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Em 27 de janeiro, a equipe Fiocruz que faz parte da The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC), reuniu-se com a pesquisadora Katherine Hill, da Universidade de Witwatersrand, para debater pesquisas sobre hesitação vacinal e o trabalho promovido pela rede na região. O encontro possibilitou que as participantes conhecessem os trabalhos desenvolvidos e explorassem oportunidades de colaboração e desenvolvimento de capacidades entre as instituições.

Sobre o encontro

O evento foi promovido pelo Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), que faz parte da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). A equipe foi representada pela coordenadora de projetos Flávia Bueno, a coordenadora de dados Larissa Marques, as pesquisadoras Laís Araújo e Letícia Marinho e a analista de comunicação Luisa Picanço. Para aprofundar as discussões sobre hesitação vacinal, também participaram as pesquisadoras Ester Paiva Souto e Priscila Cardia Petra, do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública (Niesp), que estudam o tema no Brasil.

A pesquisa sobre hesitação vacinal no Brasil e no exterior

Durante a reunião, Ester e Petra apresentaram a atuação do Niesp. Ester explicou que o atraso na aceitação ou recusa da vacinação nos últimos anos se acentuou devido à disseminação de desinformação, políticas de austeridade fiscal e o cenário político da pandemia. Já Petra compartilhou dados de uma pesquisa realizada pelo Niesp durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, destacando o medo de reações adversas como um dos principais fatores de hesitação, além da influência de pesquisadores e órgãos públicos, especialmente nas redes sociais, no desestímulo à vacinação.

O estudo Bambisana e sua importância para a vacinação

Hill apresentou sua área de atuação e destacou interesses de intercâmbio em análises de dados sobre gripe e Covid-19, especialmente no trabalho com comunidades e no uso da comunicação científica como ferramenta para combater a hesitação vacinal. Ela também compartilhou detalhes do estudo The Bambisana Study, desenvolvido com a Universidade de Witwatersrand, que busca ampliar a cobertura vacinal e fornecer informações de forma integrada à população de Soweto, em Joanesburgo.

Participe da comunidade TGHN LAC

Quer se manter atualizado sobre pesquisas e eventos da TGHN LAC? Inscreva-se em nossa comunidade e acompanhe nossos cursos e publicações!

Conheça alguns dos artigos do Niesp sobre o tema de hesitação vacinal:

Volver arribaVolver

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.