03/12/2024
Mario Ferreira (Cedipa)
Celebrado na terça-feira (3/12), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência convida à reflexão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e suas contribuições para a construção de uma sociedade anticapacitista. A data reforça o compromisso contínuo com a inclusão, o respeito e a igualdade. Ao longo da semana, unidades da Fiocruz promovem ações que ampliam o debate e reforçam a conscientização sobre o tema.
Confira a programação:
Dia 3 dezembro
Evento: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Horário: 14h
Local: Sala 03, térreo, Bloco Educacional, Fiocruz Brasília.
Organizado pelo Coletivo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (Fiocruz Brasília), o evento terá a participação da coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas, Hilda Gomes, em uma roda de conversa com trabalhadores e representantes do coletivo. A programação inclui também uma apresentação musical do grupo de surdos ExpreSOMOS.
4 de dezembro
Evento: Ecoar - Diálogos de Cidadania (Episódio 27)
Horário: 14h
Transmissão: Canal da VideoSaúde no YouTube.
Movimentos sociais e pessoas com deficiência é o tema do novo episódio produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). O debate contará com a participação da atleta paralímpica Agna Cruz e da pedagoga Tereza Villela, integrante da Rede Brasileira da Pessoa com Deficiência.
5 de dezembro
Evento: “Arte que luta, corpos que resistem: manifesto Fiocruz contra o capacitismo”.
Horário: 9h
Local: Auditório do Museu da Vida Fiocruz, Campus Manguinhos
Promovido pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), o festival cultural reflete sobre a luta pela inclusão e o enfrentamento ao capacitismo, promovendo a valorização da diversidade por meio da arte e do diálogo.
Evento: Celebração dos 30 anos do Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Auditório do Museu da Vida Fiocruz, Campus Manguinhos
Comemoração dos 30 anos do projeto, com exposição de fotos históricas, textos com mensagens dos trabalhadores da iniciativa, mesa de debate sobre trabalho e pessoas com deficiência, e apresentação do Coral Fiocruz com Proposta de Inclusão (em Libras). O encontro é organizado pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência e Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe).