08/10/2024
Ana Karolina (IdeiaSUS/Fiocruz)
O mês de outubro é marcado pela sensibilidade e solidariedade em torno do câncer de mama e de colo do útero, duas das doenças que mais afetam mulheres em todo o mundo. O Outubro Rosa não se resume apenas a campanhas de conscientização. É, sobretudo, uma oportunidade para refletir sobre a importância do cuidado com a saúde e a necessidade de um diagnóstico precoce. Por isso, o tema da campanha deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde, é Mulher: seu corpo, sua vida. Ela traz o símbolo de um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado.
Ao fomentar a realização de autoexames e mamografias regulares, ressaltando a relevância da prevenção na saúde pública, o Outubro Rosa permite que mais mulheres tenham acesso a tratamentos eficazes e, consequentemente, ampliem-se as chances de cura. O mês nos convida, ainda, a criar um espaço de empatia e apoio, em que histórias de superação e coragem podem ser compartilhadas, promovendo uma rede de acolhimento que se estende além do diagnóstico.
Neste contexto, a Plataforma IdeiaSUS da Fiocruz destaca algumas práticas que tratam sobre o tema, unindo esforços, informando e transformando a luta contra o câncer de mama em um movimento coletivo pela saúde e pelo bem-estar das mulheres. Saiba mais.