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Escola Corporativa e VPEIC lançam o percurso de aprendizagem Acesso Aberto


22/04/2024

Giana Pontalti (Cogepe)

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A formação de pessoas para a implementação da Ciência Aberta foi tema do evento promovido pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) na sexta (12/4). No encontro, realizado virtualmente para toda a comunidade Fiocruz, foram lançados o percurso de aprendizagem Acesso Aberto e a Comunidade Virtual do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ecossistema da Ciência Aberta. Acesse a gravação no canal da Escola Corporativa no Youtube. 

“É motivo de muita comemoração o lançamento desse percurso justamente neste momento em que a publicação da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz completa 10 anos. Ele vai contribuir para que avancemos, de fato, na implementação da Ciência Aberta em nossa instituição. Reiteramos o nosso compromisso com uma ciência voltada para o cidadão: democrática, transparente e colaborativa. E, ainda, nosso comprometimento com os princípios de acesso aberto, da distribuição e compartilhamento de informações e conhecimentos de forma livre e gratuita”, afirmou Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC na abertura do evento. 

A coordenadora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, também participou da mesa de abertura e destacou a parceria com a VPEIC no fortalecimento da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. Em 2023, a Escola lançou o PDP do Ecossistema da Ciência Aberta, um programa contínuo de formação que tem como objetivo o desenvolvimento de competências dos trabalhadores, especialmente os que são membros dos Núcleos de Ciência Aberta (NCAs).  

“Considero este evento um grande marco do Programa do Ecossistema da Ciência Aberta. No ano passado, lançamos o primeiro percurso (Introdução à Ciência Aberta) e, agora, o Acesso Aberto e a Comunidade Virtual, ferramentas para aprendizado e trocas. Eu me sinto muito honrada por essa parceria com a VPEIC, que faz um trabalho de disseminação tão importante da Política de Acesso Aberto. Juntas, buscamos o seu fortalecimento no âmbito institucional”, salientou Carla. 

Formação em Ciência Aberta na Europa  

A especialista em programas de capacitação para a Ciência Aberta da Universidade do Minho, de Portugal, Antónia Correia, foi convidada a palestrar no evento. A profissional traçou um panorama da evolução da Ciência Aberta na Europa, apresentou as iniciativas de capacitação e falou sobre as vantagens e desafios das comunidades de práticas. 

Segundo a especialista, a Ciência Aberta tem sido implementada na Europa de forma progressiva por meio dos programas de financiamento da Comissão Europeia como o FP7, H2020 e o Horizonte Europa, que têm práticas mandatórias como a publicação de acesso aberto e outras aconselháveis como o compartilhamento dos métodos. Antónia citou o Plano S, a Coalizão para o avanço da avaliação de pesquisa (CoARA) e a Recomendação da Unesco, que orienta países a investir em recursos humanos, treinamento, educação, alfabetização digital e capacitação da Ciência Aberta. “Partimos do pressuposto de que a Ciência Aberta requer investimento. Para uma real adesão aos princípios, é necessário que haja formadores e que pesquisadores sejam treinados em conceitos e práticas”, destacou a especialista.  

Entre as iniciativas de capacitação, Antónia mencionou o Open Science Toolkit do projeto FOSTERPlus, que disponibiliza cursos e caminhos de aprendizagem, o toolkit do projeto FIT4RRI, que oferta várias ações de formação, e o projeto OpenAIRE, com seus guias para pesquisadores, financiadores e administradores, guias para repositórios, webinários, bootcamps e a plataforma OpenPlato, entre outros.  

Antónia também falou sobre a importância das redes de formadores e das comunidades de práticas. “Existem muitas redes com embaixadores de Ciência Aberta, uma delas é a ArQus, com uma série de profissionais disponíveis para ajudar na formação de pessoas. A ideia é aprender com os pares, ou seja, os pesquisadores aprendem com outros pesquisadores” salientou. Por fim, compartilhou sua experiência na coordenação de uma comunidade de prática com 60 pessoas. Segundo ela, as comunidades são fundamentais para que uns aprendam com os outros, desenvolvam o pensamento crítico, troquem experiências e aprofundem conhecimentos. 

PERCURSOS DE APRENDIZAGEM  

A Escola Corporativa já lançou dois percursos de aprendizagem no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Pessoas Ecossistema da Ciência Aberta: Introdução à Ciência Aberta e Acesso Aberto. No total, quatro estão previstos. Eles podem ser acessados por qualquer trabalhador ou trabalhadora da Fiocruz por meio do Campus Virtual. 

O recém-lançado percurso Acesso Aberto aborda os conceitos e princípios de acesso aberto e destaca o Repositório institucional Arca, principal infraestrutura da Fiocruz para a realização da sua Política de Acesso Aberto. “O percurso mostra como o acesso aberto ajuda a promover o acesso gratuito ao conteúdo científico da produção institucional e explica como ele é adotado”, disse Claudete Fernandes de Queiroz, coordenadora do Arca e uma das curadoras de conteúdo do novo percurso.   

Comunidade Virtual estimula aprendizagem em rede

Além do novo percurso, a Escola Corporativa lançou no dia 12 a Comunidade Virtual do PDP do Ecossistema da Ciência Aberta. "As comunidades virtuais dos programas de desenvolvimento da Escola Corporativa funcionam como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e do compartilhamento de práticas. Ela é um ponto de encontro para indivíduos diversos com interesses em comum”, explicou Ana Paula Mendonça, coordenadora de soluções educacionais da Escola Corporativa.   

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Site, Teams</p>
<p>Descrição gerada automaticamente

Todos os trabalhadores da Fiocruz, especialmente os membros dos Núcleos de Ciência Aberta, estão convidados a participar da Comunidade, que servirá como ponto de encontro de todos os interessados em colocar a Ciência Aberta nas suas rotinas profissionais.  

 

 

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