Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Caminhada pelo campus de Manguinhos reúne trabalhadoras


20/03/2024

Ascom Cogepe

Compartilhar:

Trabalhadores participaram da caminhada pelo campus Manguinhos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A atividade aconteceu na manhã do dia 13 de março e foi promovida pelo programa Circuito Saudável, que completa dez anos de existência em 2024.

A nutricionista Wanessa Natividade, coordenadora do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST/Cogepe), responsável pelo Circuito Saudável, celebrou a adesão das trabalhadoras e trabalhadores à caminhada e falou sobre a primeira década do Circuito Saudável. “Estou feliz com a trajetória do Circuito Saudável, que promove a melhoria do estado físico, nutricional e de saúde dos participantes, por meio da divulgação de informações sobre alimentação, nutrição, exercício físico e bem-estar no ambiente de trabalho, incentivando práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Hoje, percebo o Circuito expandindo seus horizontes ao promover a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a integração entre os trabalhadores da instituição, possibilitando uma troca enriquecedora de conhecimentos. 

Trajetórias 

Os participantes percorreram um trajeto com cerca de 2,5 quilômetros e realizaram cinco paradas onde trabalhadoras compartilharam suas histórias e trajetória na Fiocruz e sua relação com o programa Circuito Saudável. Mayara Rosa, que participa desde 2019 das atividades do Circuito Saudável trabalhadora do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), falou sobre acolhimento. “Sinto-me muito acolhida nesse grupo. Participar desses encontros me ajuda a estreitar relações com outros trabalhadores que eu não conheceria em outros contextos. Estou desde o início no projeto e pretendo estar em todos os encontros”. Maiara é uma trabalhadora com deficiência auditiva e sua comunicação com as demais participantes foi facilitada por uma intérprete de Libras que participou da caminhada. 

Há quase 30 anos na Fiocruz, trabalhando na Biblioteca de Manguinhos, Selma Carelli falou sobre a satisfação de trabalhar com a conservação e higienização de documentos: “Sou realizada dentro desta instituição. Fazer exercício físico com meus colegas me faz muito bem. Estou no projeto desde o início e tenho a oportunidade de socializar com diversas pessoas em meio a esta vista maravilhosa. Volto para meu posto de trabalho renovada”. 

Susi Franco já passou pela assistência básica, por hospitais, mas seu grande sonho sempre foi trabalhar em uma escola. Com uma trajetória de 34 anos na Fiocruz, ela realizou seu sonho em 2006 quando ingressou na área de avaliação educacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). “A Fiocruz para mim é sinônimo de oportunidade. Ingressei aqui como estudante e me tornei servidora. O Circuito Saudável é uma oportunidade de me cuidar. Há dois anos faço parte do grupo e estou com a qualidade de vida em dia. Aqui me revigoro para lidar com os desafios do dia a dia”, destacou. 

Sonho realizado  

Filha de pai servidor e moradora da comunidade do Amorim, localizada ao lado da Fiocruz, Simone Quintella cultivou o sonho de ser funcionária da Fundação desde a sua participação na primeira colônia de férias, realizada no Instituto Oswaldo Cruz (IOC). No ano 2000, ela ingressou na instituição para trabalhar na Ensp, migrando para Cogepe em 2010. “Sempre fui muito ativa e tenho várias medalhas de corrida, mas a pandemia mexeu muito com meu emocional, de modo que eu parei com todas as atividades físicas. Voltei a me exercitar em junho de 2023. O Circuito Saudável foi fundamental para me levantar e dar ânimo para continuar”, contou Quintella. 


Material educativo  

Os participantes da atividade receberam camiseta com o selo dos 10 Anos do Circuito Saudável, folder sobre o Dia Internacional da Mulher e tubetes com frutas secas, sementes e oleaginosas.  

Volver arribaVolver