22/02/2024
David Barbosa (CCS)
A Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz (CCS) produziu um vídeo explicativo sobre o sistema de cotas adotado no Concurso Fiocruz 2023. Para assegurar maior equidade, foram criadas três modalidades de reserva de vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência. Assista ao vídeo no canal da Fiocruz no YouTube.
Ao todo, são 300 vagas, divididas igualmente em três editais: Analistas, Tecnologistas e Pesquisadores em Saúde Pública. Em cada edital, serão disponibilizadas cinco vagas para pessoas com deficiência e 20 para pessoas negras. Os candidatos deverão informar se irão aderir às ações afirmativas durante a inscrição, que vai até o dia 5 de março. A prova será realizada no dia 28 de abril. Os editais completos e o link para a inscrição estão disponíveis na página do concurso no Portal Fiocruz.
Avaliação biopsicossocial e heteroidentificação
As pessoas com deficiência aprovadas no concurso deverão passar por uma avaliação biopsicossocial. Serão avaliadas as informações fornecidas pelo candidato e as condições para o desempenho das atividades, entre outros fatores.
Já as pessoas negras aprovadas serão convocadas para o procedimento de heteroidentificação, no qual serão observadas suas características fenotípicas. Não será admitida, em nenhuma hipótese, a prova baseada em ancestralidade. Quando todas as vagas reservadas aos candidatos cotistas forem preenchidas, as demais serão homologadas de acordo com a classificação da ampla concorrência.
Interessados podem tirar dúvidas e solicitar orientações por meio dos telefones (21) 3836-2084/3836-2747, das 8h30 às 16h30, e do e-mail cogepeatende.concurso@fiocruz.br.