Início do conteúdo

VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

Compartilhar:

Preservação digital de acervos em debate no VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

Uma janela para o mundo de um mundo cada vez mais visto por janelas. Sob o tema “Preservação digital de acervos audiovisuais: uma janela para o futuro", a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem o VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde. Além de estar alinhado com outros eventos que celebram o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o evento visa ser um espaço plural de compartilhamento de experiências na área da preservação, sobretudo no que tange a questão do universo digital.
O evento dialoga com a escolha da Unesco deste ano para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro, com o tema “Sua janela para o mundo”. Em um mundo pandêmico, os materiais audiovisuais ampliaram a sua importância na sociedade para além de patrimônio documental, mas como uma janela para o mundo que não podemos assistir presencialmente, seja pelo isolamento e distanciamento social, seja pela impossibilidade de abertura de instituições de guarda de acervos, ou seja, para ouvir novamente vozes que não podem mais falar porque ficaram no passado.
O debate prevê a discussão sobre o silenciamento dos acervos por meio da falta de investimentos para a preservação digital; o descompasso entre e a teoria e prática no manejo dos recursos digitais e a importância dos repositórios digitais como alternativas para gestão e preservação dos acervos audiovisuais.
O evento é dedicado a estudantes, profissionais das áreas de audiovisual, comunicação, informação, patrimônio cultural e pesquisadores.

Apresentação:
Claudia Lima - VideoSaúde Distribuidora/Icict/Fiocruz;

Abertura:
Marcos José Araújo Pinheiro - COC/Fiocruz;
Rodrigo Murtinho - Icict/Fiocruz;

Palestrantes:
Millard Schisler - Gestor de Acervos do Instituto Moreira Salles /Professor do Mestrado em Museologia da Johns Hopkins University;
Miguel Ángel Márdero Arellano - Coordenador de Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict);

Mediador:
Marco Dreer - COC/FIocruz e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Data do vídeo: 
13/11/2020 - 18:50
Canal do vídeo: 
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Volver arribaVolver