Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

Compartilhar:

Preservação digital de acervos em debate no VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz

Uma janela para o mundo de um mundo cada vez mais visto por janelas. Sob o tema “Preservação digital de acervos audiovisuais: uma janela para o futuro", a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem o VI Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde. Além de estar alinhado com outros eventos que celebram o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o evento visa ser um espaço plural de compartilhamento de experiências na área da preservação, sobretudo no que tange a questão do universo digital.
O evento dialoga com a escolha da Unesco deste ano para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro, com o tema “Sua janela para o mundo”. Em um mundo pandêmico, os materiais audiovisuais ampliaram a sua importância na sociedade para além de patrimônio documental, mas como uma janela para o mundo que não podemos assistir presencialmente, seja pelo isolamento e distanciamento social, seja pela impossibilidade de abertura de instituições de guarda de acervos, ou seja, para ouvir novamente vozes que não podem mais falar porque ficaram no passado.
O debate prevê a discussão sobre o silenciamento dos acervos por meio da falta de investimentos para a preservação digital; o descompasso entre e a teoria e prática no manejo dos recursos digitais e a importância dos repositórios digitais como alternativas para gestão e preservação dos acervos audiovisuais.
O evento é dedicado a estudantes, profissionais das áreas de audiovisual, comunicação, informação, patrimônio cultural e pesquisadores.

Apresentação:
Claudia Lima - VideoSaúde Distribuidora/Icict/Fiocruz;

Abertura:
Marcos José Araújo Pinheiro - COC/Fiocruz;
Rodrigo Murtinho - Icict/Fiocruz;

Palestrantes:
Millard Schisler - Gestor de Acervos do Instituto Moreira Salles /Professor do Mestrado em Museologia da Johns Hopkins University;
Miguel Ángel Márdero Arellano - Coordenador de Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict);

Mediador:
Marco Dreer - COC/FIocruz e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Data do vídeo: 
13/11/2020 - 18:50
Canal do vídeo: 
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Volver arribaVolver