Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Existe algum tratamento para a microcefalia?

6073
6073
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Existe algum tratamento para a microcefalia?

26/01/2016
Compartilhar:

A microcefalia não tem tratamento específico. Cada criança pode desenvolver complicações diferentes (respiratórias, neurológicas, motoras, entre outras), em graus diferentes. Por isso, o acompanhamento por diferentes especialistas vai depender das funções que ficarem comprometidas. Uma vez que ela tenha sido diagnosticada, será necessário cuidar das suas necessidades: fisioterapia, se ela estiver mais rígida ou se desenvolvendo com atraso; fonoaudiologia, se tiver dificuldade para engolir; terapia ocupacional para ensiná-la para que que servem os movimentos que a fisioterapia vai ajudar a desenvolver; fisioterapia respiratória para que respire melhor; neuropediatria porque ele pode desenvolver crises convulsivas; a própria pediatria, gastrenterologia, nutricionista para ajudar essa criança a ter uma boa curva de peso, entre outras. Dependendo do acometimento, vai precisar de mais ou menos suporte.

Essas ações de acompanhamento e suporte que podem auxiliar no desenvolvimento da criança são preconizadas pelo Sistema Único da Saúde (SUS). Estão disponíveis serviços de atenção básica, serviços especializados de reabilitação, os serviços de exame e diagnóstico e serviços hospitalares, além de órteses e próteses aos casos em que se aplicar. Com aumento de casos que ocorre neste momento, o Ministério da Saúde elaborou, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, um protocolo de atendimento voltado a essas crianças, que vai servir como base de orientação aos gestores locais para que possam identificar e estabelecer os serviços de saúde de referência no tratamento dos pacientes, além de determinar o fluxo desse atendimento.

 

Fonte: Tânia Saad, especialista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) / Ministério da Saúde

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Avalie este conteúdo

Volver arribaVolver