Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

O que causa a microcefalia?

6076
6076
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

O que causa a microcefalia?

18/01/2016
Compartilhar:

Essa malformação congênita tem relação com diferentes causas e origens, como substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), bactérias e vírus, além de radiação. No surto de casos de 2015/2016, daquelas causas infecciosas já conhecidas, como rubéola e toxoplasmose, todas foram descartadas. Por outro lado, as mães das crianças com malformação afirmaram que tiveram os sintomas da doença causada pelo vírus zika no primeiro trimestre de gestação. As indicações já levavam a associar zika à microcefalia nesses casos, embora essa associação não estivesse plenamente confirmada do ponto de vista científico. Ela foi comprovada em novembro de 2015, com a detecção por especialistas do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz do vírus no líquido amniótico dos bebês e, depois, no cordão umbilical. Dessa forma, foi confirmada a cadeia de associação da microcefalia com a zika.

 

Na atual etapa de estudos científicos, a recomendação do infectologista pediátrico Leonardo Menezes, do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, é de cautela na avaliação de cada caso de suspeita de microcefalia, já que existem muitas outras doenças que causam essa malformação, como toxoplasmose, diabetes materna não controlada e sífilis.

 

Fontes: Rivaldo Venâncio, infectologista e diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul; Leonardo Menezes, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); e Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Avalie este conteúdo

Volver arribaVolver