Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

História, Medicina e Saúde

Testosterona: a biografia de um hormônio

Neste livro, fruto de tese de doutorado, defendida em 2017 no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Lucas Tramontano descortina, com a mediação dos estudos socias da ciência, o surgimento e desenvolvimento do que hoje conhecemos como o hormônio testosterona e suas implicações nos estudos de gênero e masculinidades.

Undefined

Cruzada das Crianças: intelectuais, cultura e política na América Latina, A

O livro retrata a infância na produção literária de quatro importantes intelectuais latino-americanos: José Martí, Horacio Quiroga, Mário de Andrade e Clarice Lispector.

Com base em uma diversificada gama de textos, alguns emblemáticos e outros pouco conhecidos do público, selecionados entre revistas, jornais, textos pedagógicos, livros destinados a adultos, jovens e crianças –, a pesquisadora tece reflexões sobre como os autores estudados utilizavam-se da infância para analisar as sociedades onde viviam, suas desigualdades e exclusões.

Undefined

História das leishmanioses no novo mundo: anos 1960 ao século XXI – Amazônia, Uma

Segundo volume de uma obra concebida em três partes, o título dá destaque à expansão da parasitologia das leishmanioses, enquanto campo de investigação. Segundo os autores, no período abordado, essa ciência torna-se policêntrica – e um dos principais nós de uma rede global, de investigadores e instituições dedicados ao assunto, desenvolve-se no Brasil, particularmente na Amazônia. Agruras políticas e ambientais específicas desta região são analisadas, como as decorrentes da descoberta de Carajás ou da construção da Transamazônica.

Undefined

Back to the topBack