Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Seminário marca pactuação de cooperação entre Fiocruz e MAB


28/04/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Share:

Com a presença de pesquisadores, atingidos e atingidas, representantes de movimentos sociais e de parlamentares, nesta quinta-feira (27/04), foi concluído o Seminário Nacional "Saúde, água, energia e ambiente: tecendo saberes na construção de territórios sustentáveis e saudáveis", realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). 

A manhã foi dedicada a plenária de apresentação dos relatos e síntese dos grupos de trabalho. Os grupos apontaram violações de direitos e problemas de saúde enfrentados pelos atingidos e atingidas, entre eles estão: os impactos na saúde mental, a agressão e violência física e a falta informações desde o planejamento, construção e rompimento das barragens. Os grupos que mais sofrem com os impactos das violações são negros, mulheres e LGBTQIA+.

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a compreensão do importante papel da luta das mulheres atingidas, o fortalecimento do coletivo de saúde do Movimento e da Vigilância Popular de Saúde,  são algumas das propostas levantadas pelos grupos.

Ainda pela manhã, Guilherme Franco Netto, coordenador do projeto, fez uma síntese do que foi apresentado pelos grupos. O pesquisador do MAB, Fernando Fernandes apresentou a palestra "Atualidades e perspectivas da política hidro/energética e emergências climáticas", na mesa coordenada por Mariana Olivia, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) e Leonardo Maggi, do MAB. 

À tarde ocorreu a cerimônia de pactuação da cooperação entre o MAB e a Fiocruz.  O evento contou com a participação da Michela Calaça, da Secretaria Geral da Presidência da República, Lúcia Souto e Maria Juliana Corrêa, do Ministério da Saúde, Moisés Borges, da Coordenação Nacional do MAB, Anamaria Corbo, direção da EPSJV, e representantes de diversas entidades e organizações. A cerimônia foi conduzida por Gabriela Lobato (VPAAPS).

Relatos

Esses dois dias de encontro expressam a prática da ampliação da democracia na saúde, na Fiocruz e também nos movimentos sociais. Esse plano de trabalho apresentado é o relato do que é a construção do conhecimento coletivo.
Guilherme Franco Netto

É uma alegria realmente extraordinária estar aqui num momento de grandes desafios de construção da democracia nesse país. O MAB tem trazido um grande protagonismo popular para a história desse país. Vocês são sujeitos políticos fundamentais no Brasil que queremos construir. Essa parceria que está sendo feita hoje com a Fiocruz é a parte das inúmeras possibilidades que vamos construir.
Lucia Souto 

Essa parceria do MAB e da Fiocruz representa uma síntese do que queremos fazer neste terceiro governo Lula. Temos um desafio gigante, só com a participação social vamos avançar na construção de políticas públicas.
Michela Calaça

É fundamental essa aliança nesse momento político. Não é somente uma parceria técnica, pois nós não somos laboratório. Somos sujeitos políticos de pesquisa, somos pesquisadores populares e o nosso papel aqui é político e a gente quer pesquisar a realidade da vida dos atingidos, queremos também pesquisar no território e em todos os ambientes, inclusive na saúde.
Moisés Borges

A Fiocruz não é universidade, aqui produzimos conhecimento para subsidiar a elaboração de políticas, porque estamos vinculados ao Ministério da Saúde. Nosso papel é produzir conhecimento para inflexionar a produção de políticas públicas para o SUS e para a área da saúde pública, ciência e tecnologia.
Anamaria Corbo

Leia também:

Fiocruz e MAB debatem políticas de saúde para populações atingidas por barragens 

Priscila Neves: “A ciência pode ser mais humanizada e efetiva a partir dos encontros entre os saberes acadêmicos e populares”

Estudo realizado pela Fiocruz em parceria com o MAB revela os principais impactos das barragens na saúde dos brasileiros

 

Back to the topBack