Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

OGP: Compromisso pela Ciência Aberta é tema da 3a Reunião de coordenadores de marcos


15/02/2019

Por: Comunicação GTCA

Share:

A 3a Reunião de Coordenadores de Marcos do Compromisso pela Ciência Aberta do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto foi realizada nesta segunda-feira (11), no auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília. O objetivo da reunião, moderada por Patrícia Rocha Bello Bertin, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi acompanhar o avanço e o cumprimento das metas que compõem o compromisso 3, “estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”.  A reunião contou com a presença da diretora do IBICT, Cecília Leite, que reafirmou a importância da articulação interinstitucional.

“A Ciência Aberta, o acesso aberto e os dados abertos são uma bandeira que há muito tempo defendemos juntos ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), aqui presente, trabalhando. Somos uma casa de informação e sabemos da relevância desses temas. Este grupo é, portanto, extremamente importante. Cada um representa uma instituição e atrás de cada instituição está o trabalho de muitos anos e de muitas pessoas. Estamos muito felizes em receber vocês. O IBICT é uma casa de informação e da informação. Sejam bem-vindos”, salientou a diretora.

Pela Fundação Oswaldo Cruz, participaram da reunião Vanessa de Arruda Jorge e Paula Xavier, do Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA), responsáveis pela coordenação do marco 4, “promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta”. Na ocasião, as representantes da Fiocruz apresentaram os primeiros resultados de investimentos em capacitação promovidos pela instituição através do seu Programa de Formação Modular em Ciência Aberta. Ainda no marco 4, Milena Teles, da Embrapa, apresentou a metodologia de desenvolvimento de um glossário de Ciência Aberta, convocando a participação dos demais nesta atividade.

Além da coordenação do marco 4, a Fiocruz colabora nos marcos: 1) implantação de uma rede interinstitucional pela Ciência Aberta; 2) realização de diagnóstico nacional e internacional da Ciência Aberta e, 3) definição de diretrizes e princípios para políticas institucionais de apoio à Ciência Aberta.

Participaram da 3a Reunião de Coordenadores de Marcos do Compromisso pela Ciência Aberta no 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto representantes da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Embrapa, (IBICT), da Open Knowledge Brasil, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e da Universidade de Brasília (UnB).

(Com informações do Núcleo de Comunicação do IBICT)
Crédito da Imagem: Daniela Cunha

Back to the topBack