Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Live “Transparência em Ciência” aborda novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta


05/07/2022

Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Share:

live Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta 
No dia 6 de julho, às 16h, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove a segunda edição da live Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta referente ao Compromisso 8 do 5º Plano de Ação Nacional na Parceria para Governo Aberto (OGP – Open Government Partnership). 

Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta é um dos compromissos do 5º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, na Parceria para Governo Aberto (OGP – Open Government Partnership), sob coordenação do  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). 

No compromisso são abordados os entraves para a implantação de diretrizes e métricas de avaliação que impulsionam as práticas da Ciência Aberta, com o objetivo de construir uma proposta de modelo de avaliação que a fomente, como alternativa aos modelos aplicados no Brasil, tendo como referência experiências internacionais acerca do tema adaptadas ao contexto brasileiro.

A primeira live foi realizada em março deste ano no canal do Ibict no Youtube. Na segunda edição serão apresentados mais alguns processos e resultados obtidos na concretização dos marcos estabelecidos, além do compromisso e o papel das instituições envolvidas. Para assistir à live acesse, acesse o canal

Confira o currículo dos  participantes:

Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo (Ibict) 

Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no King's College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro dos comitês científicos e organizadores das conferências: 1) Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta; 2) Open Repositories International Conference; e 3) International Forum on Finding Expert Systems. É membro dos grupos: 1) Latinamerican Datacite Experts Group; 2) OpenDOAR Advisory Group; 3) ROR Advisory Group; 4) RDA Latin American Research Data Policies for Repositories; 5) GoFAIR Brazil Coordination Group; e 6) Grupo de Especialistas em Revistas Científicas na CPLP. Coordena os Projetos: 1) Estudos e desenvolvimento para interoperabilidade entre sistemas de informação visando a integração e gestão de conteúdos técnico-científicos. É líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr). 

Abel Packer (SciELO) 

Coordenador da Semana SciELO 20 Anos, Co-Fundador do SciELO. Diretor do Programa SciELO / FAPESP, Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Ex-Diretor da BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Possui graduação em Ciências, Business Management e Master of Library Science – Syracuse University.

Vanessa Arruda Jorge (Fiocruz) 

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e graduada em Arquivologia pela UNIRIO. Atualmente é Coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, atuando na coordenação do Fórum de Editores Científicos, do Fórum de Ciência Aberta e Fórum de Preservação Digital da Fiocruz. É coordenadora executiva do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e do Portal de Periódicos Fiocruz. Pesquisadora do grupo de pesquisa CindaLab - Ciência Aberta e Inovação Cidadã do IBICT/UFRJ.

Paula Carina de Araújo (UFPR) 

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atua como Editora Associada da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento e do DOAJ. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação e colíder do Grupo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: ciência aberta, gestão da informação científica, gestão da informação legal e epistemologia da organização do conhecimento.

Veja também: Ciência Aberta na Fiocruz

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Back to the topBack