Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Fundo de apoio destinado para meninas e mulheres jovens é lançado durante a pandemia de coronavírus


12/06/2020

Por: João Boueri

Share:

Fundo Global de Resiliência para Meninas e Mulheres Jovens é lançado em parceria com a Purposeful, centro de movimento feminista localizado na República da Serra Leoa, e organizações financiadoras da justiça social, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a MADRE, organização internacional de direitos humanos da mulher. O objetivo da iniciativa é oferecer recursos durante a pandemia do novo coronavírus para minimizar os efeitos da crise que expõe a opressão e violência sistêmica de gênero. As inscrições estão abertas e são contínuas.

No Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a violência de gênero cresceu 22% em 12 estados entre março e abril deste ano. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou que mulheres enfrentam ameaça no local que deveriam se sentir seguras: em casa. ''Peço que os governos coloquem a segurança das mulheres em primeiro lugar ao responder à pandemia'' solicitou o secretário. Portanto, é a hora de aumentar o apoio às meninas e mulheres jovens de todos os países. Os movimentos feministas vêm crescendo em suas lutas pela justiça e o Fundo Global de Resiliência para Meninas e Mulheres Jovens foi idealizado para oferecer os recursos necessários a fim de apoiar as organizações de ativismo feminino em meio à crise do maior desafio sanitário mundial deste século.

Com limite de aproximadamente 25 mil reais por projeto (5 mil dólares americanos), o Fundo aceitará inscrições de organizações comunitárias e coletivos com renda anual abaixo de aproximadamente 250 mil reais (50 mil dólares americanos) liderados por meninas, mulheres jovens e/ou jovens transexuais e intersexuais. Serão priorizadas as submissões de meninas e mulheres jovens com deficiência, meninas e mulheres jovens de cor, jovens LGBTQIA2S, meninas e jovens afro-descendentes, indígenas e imigrantes e mulheres que vivem em áreas urbanas de favelas, áreas rurais, campos de refugiados, territórios ocupados e em contextos afetados por conflito.

É necessário que a organização ou o coletivo já tenha recebido financiamento de uma das instituições parceiras do Fundo Global de Resiliência para Meninas e Mulheres Jovens.

Mais informações sobre a iniciativa.

Faça sua doação ao Fundo.

Saiba mais sobre a Purposeful

Nascida da crise do Ebola na África Ocidental, a Purposeful tem um forte histórico no fornecimento de fundos de resposta a emergências a organizações lideradas por meninas e centradas em todas as regiões do mundo.

 

 

 

 

Back to the topBack