10/03/2023
Isis Breves (FMA/VPAAPS/Fiocruz)
Sarau: Saúde em Cena contará com uma programação cultural para o fortalecimento do SUS no território
No próximo sábado, dia 11 de março, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA) localizada na zona oeste do Rio promoverá o evento “Sarau: Saúde em Cena”. Será um dia inteiro de programação de promoção da saúde para as comunidades da Colônia Juliano Moreira, território em que a Fiocruz está inserida. A participação cultural no evento será um mecanismo (educação não formal) para que os temas de saúde sejam trabalhados de forma lúdica e acessível a todos os públicos.
Segundo Isabel Bonna, coordenadora da Escritório Técnico de Saúde Humana da FMA, o objetivo do evento é a divulgação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em territórios com vulnerabilidade social, com a participação popular e dos dispositivos de saúde, assistência, educação e cultura de Jacarepaguá. “A programação inclui temas de saúde, com enfoque na prevenção de doenças. A sensibilização comunitária para as medidas preventivas envolverá diversas ações, lúdicas e científicas, com a distribuição de materiais educativos e atividades para a população local. O evento inclui também a geração de renda para as comunidades locais, com a comercialização de comida, bebidas e artesanatos, além de uma programação cultural musical (músicas regionais, samba, forró e muito mais) e encenações teatrais com temas em saúde”, explica.
Essa iniciativa faz parte da missão da FMA na contribuição com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável e integra a missão da Fiocruz no fortalecimento da promoção da saúde e do SUS.
Programação:
Cultura
11h - Bandana Split – Colégio Pedro II
12h - Estella Saraiva e Álvaro Fusco (Forró e Samba)
13h - Caipirando, alma carioca de viola
15h - Banda 762. Organização Museu Bispo do Rosário (samba e música brasileira)
Atividades e serviços
Saiba mais sobre a Fiocruz Mata Atlântica:
O Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (FMA/Fiocruz), ligado diretamente à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), foi implantado em 2003, na área da Colônia Juliano Moreira (CJM), em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, a Fiocruz desenvolvia nesta região, desde o fim dos anos 1990, pesquisas voltadas para a produção de fitoterápicos por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).
A Fiocruz Mata Atlântica está situada numa área de aproximadamente 500 hectares (equivalente a 5 milhões de metros quadrados) e localiza-se no Maciço da Pedra Branca, parcialmente sobreposto ao parque estadual do mesmo nome. Por ser um campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica, o PDCFMA/Fiocruz realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável.
Ao articular e integrar saúde urbana e ambiental, a equipe multidisciplinar a Fiocruz Mata Atlântica coloca em prática o direito à saúde e à cidade em diálogo com a sociedade e com os movimentos sociais locais.