Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Fiocruz e Projeto Saúde e Alegria assinam convênio de cooperação


30/11/2022

VPAAPS/Fiocruz

Share:

O convênio de cooperação técnica para ações de saúde e ambiente na Amazônia, entre a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz e o Projeto Saúde Alegria (PSA), foi assinado no dia 8 de novembro e a celebração realizada durante o 13º Congresso de Saúde Coletiva (Abrascão 2022), em Salvador, na Bahia. 

A parceria visa identificar estratégias e ações voltadas à promoção de territórios sustentáveis e saudáveis no âmbito da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

A relação estratégica entre a Fiocruz e o PSA data desde a origem desta iniciativa pioneira em território amazônico. O Projeto Saúde e Alegria nasceu inspirado na ideia da Reforma Sanitária Brasileira e do pensamento da Saúde Coletiva, que foram as bases centrais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ao longo de 35 anos, o PSA - iniciativa civil sem fins lucrativos e idealizada pelo médico Eugênio Scannavino, em Santarém/Pará - oferece ações de atendimento à saúde para as comunidades tradicionais e apoio e promoção de processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável que contribuem no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania. 

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, o convênio consolida a parceria entre as instituições que na década de 80, quando à época contou com o apoio e a colaboração do ex-presidente da Fiocruz, Sérgio Arouca, e de outras instituições públicas. “Essa parceria possibilitará expandir de maneira sistêmica e continuada os aportes mútuos dos entes envolvidos”.

Durante a celebração da cooperação, Guilherme também ressaltou o trabalho realizado pelo PSA e citou a implantação Barco Hospital Abaré que se tornou modelo de política pública e inspirou a criação de outras unidades pelo país. Implantado em 2006, o Abaré I foi integrado ao SUS e credenciado como a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) do Brasil. Já o Abaré II foi reinaugurado recentemente, no dia 7 de junho, quando iniciou uma expedição para 38 comunidades do alto e médio Arapiuns. 

Segundo o coordenador do PSA, Caetano Scannavino, o convênio beneficiará populações de comunidades ribeirinhas e indígenas com atividades de promoção à saúde e defesa do meio ambiente. “Estamos retomando esse convênio de cooperação, somando esforços para multiplicar resultados no Tapajós, com o que há de melhor em termos de ciência, pesquisa, saúde, meio ambiente e tecnologias sociais dessa premiada fundação”.

Eugênio Scannavino lembrou do longo caminho percorrido pelo PSA e do apoio da Fiocruz, em um momento em que se idealiza o projeto do SUS. “Depois de trinta e poucos anos, retomar esse convênio é muito importante porque a Fiocruz sempre parceira e nunca estivemos distantes. E agora vamos receber todo apoio técnico, científico para seguir as metodologias em diferentes territórios envolvidos”.

Visita técnica – Em junho de 2022, com o intuito de conhecer o trabalho do PSA, integrantes da VPAAPS e do Canal Saúde da Fiocruz acompanharam o dia a dia das atividades realizadas no Tapajós/Pará. 
Durante nove dias o grupo participou de atividades em Santarém e Alter do Chão, visitou o escritório do Saúde e Alegria, conheceu o projeto de telemedicina, acompanhou o atendimento do barco hospital Abaré I e a inauguração do Abaré II, além dos projetos do Circo Mocorongo e da Rede Mocoronga de Comunicação.

Back to the topBack