22/04/2020
Ascom/Cogepe
A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) estruturou uma rede de apoio e assistência psicológica online para dar suporte a trabalhadores de todas as áreas, residentes, bolsistas, e estagiários da Fiocruz, bem como a seus familiares, em relação aos desafios impostos pelo isolamento social, mudanças nos modos de trabalhar e outras incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19. O serviço tem como porta de entrada o acolhimento pela equipe de Psicologia da própria CST, pelos telefones: (21) 3836-2221 ou 2598-4295 e pelo e-mail: psicologia@fiocruz.br, e também pode ser acessado por trabalhadores de unidades regionais. Além da rede virtual, para os trabalhadores que estão exercendo suas atividades presencialmente a equipe de Psicologia está atuando em sistema de rodízio. No caso de eventuais urgências psicológicas, o trabalhador deve entrar em contato por telefone, mandar e-mail para que um psicólogo retorne ou, se necessário, ser atendido na CST.
A psicóloga Luciana Cavanellas, servidora da Fiocruz e assessora da CST, detalha o funcionamento da iniciativa. “A rede foi pensada a partir da perspectiva do surgimento e agravamento de sofrimento psíquico no contexto da Covid-19. Como a missão da equipe não é fazer acompanhamento clínico, neste contexto optou-se por criar a rede de psicólogos voluntários para suporte psicológico contínuo durante a pandemia”. Luciana explica ainda como o grupo foi constituído e detalha sua atuação: “convidamos pessoas de confiança da equipe para formar uma rede segura, com profissionais qualificados e agilizar os encaminhamentos. De qualquer forma, a equipe de psicologia continua atendendo os trabalhadores, acolhendo e fazendo as primeiras escutas. Havendo necessidade de atendimento contínuo, os profissionais ou seus familiares são encaminhados à rede”.
Outras ações
Além desse apoio presencial e à distância, em rede, a CST também vem atuando em outras frentes na saúde mental. Por conta disso, no dia 17/4 (sexta-feira), reuniu psicólogos e assistentes sociais da Fiocruz cuja atuação é voltada para a saúde do trabalhador com a expectativa de formar um fórum sobre a atuação em Saúde Mental e Trabalho, com vistas a alinhar ações nessas duas esferas durante a pandemia. A equipe de Psicologia tem atuado também no suporte aos trabalhadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), que estão na linha de frente do combate à Covid-19, e participado da estruturação do treinamento aos trabalhadores para o novo Centro Hospitalar da Fiocruz, juntamente com a Organização Médicos Sem Fronteira.