Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Confira as atividades da Fundação no Abril Verde


09/05/2024

Ascom Cogepe

Share:

O mês de abril acabou, mas deixou um legado institucional robusto no que se refere à prevenção de acidentes de trabalho. Uma dessas iniciativas foi a adesão da Fiocruz junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) do Acordo de Cooperação Técnica do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), coordenado pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. A diretora da Gereb, Fabiana Damásio, representou a Presidência da Fiocruz, acompanhada da coordenadora de Saúde do Trabalhador da Fundação, Marisa Augusta de Oliveira. Na cerimônia, as instituições firmaram um compromisso de fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (Decreto Nº 7.602/2011). 

Aderiram ao acordo os Tribunais do Trabalho, instituições do Poder Executivo, entidades representantes de trabalhadores e empregadores, além de organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa de universidades.  A cerimônia integrou a programação do Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho, realizado nos dias 23 e 24 de abril na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

“Este acordo é um marco importante para a Fiocruz em virtude do reconhecimento do nosso trabalho enquanto referência na práxis da Saúde do Trabalhador, mas, também, importante para a sociedade”, afirmou Marisa Augusta, coordenadora de Saúde do Trabalhador da Fiocruz.

Homenagem às vítimas de acidentes de trabalho

Assim como acontece anualmente no Castelo Mourisco, A estátua do Cristo Redentor também recebeu, no dia 26 de abril, iluminação verde em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O vice-presidente da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, e a coordenadora de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), Marisa Augusta de Oliveira, participaram do evento a convite do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), que mantém parceria com a Fundação em um acordo de cooperação em segurança do trabalho, coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAPS). O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor também eram organizadores da iniciativa.

“Hoje, mais do que nunca, é crucial redobrarmos nossos esforços na prevenção de acidentes e na promoção da saúde do trabalhador. Devemos investir em formação, conscientização e implementação de políticas de segurança em todos os setores. Temos a responsabilidade de protegermos uns aos outros e de nos empenharmos para garantir que cada trabalhador retorne para a casa em segurança no final do dia”, disse Hermano.

Back to the topBack