Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Solicitar caracterização taxonômica de leishmania - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar caracterização taxonômica de leishmania - Fiocruz IOC/RJ
1
Descrição

O Laboratório de Referência Nacional para Tipagem de Leishmania - LRNTL recebe amostras biológicas para realização de Caracterização Taxonômica de Leishmania. O serviço é realizado através do método de eletroforese de enzimas (MLEE). (Esse método é o padrão ouro, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Caso esse método não seja suficiente o LRNTL usa o método PCR seguido de sequenciamento, que pode ser utilizada como metodologia alternativa para a confirmação dos resultados do ensaio de MLEE.

Solicitantes
  • Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O Laboratório de Referência Nacional para Tipagem de Leishmania (LRNTL) recebe amostras de Leishmania, remetidas por profissionais da saúde (em sua maioria vinculada aos LACENs), pesquisadores, professores e/ou instituições de pesquisa e/ou ensino públicas do país e do exterior.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terá prioridade a investigação e esclarecimento em caso de surto epidêmico. Em casos de surto entrar em contato por e-mail (clioc@fiocruz.br) ou telefone (+5521 38658195) para verificar como enviar as amostras.
Etapas do serviço
O Laboratório de Referência Nacional em Tipagem de Leishmania - LRNTL vai receber eletronicamente o formulário e analisá-lo criticamente para deferir ou não o pedido. Posteriormente o LRNTL informa ao solicitante por e-mail a situação de sua solicitação. Usuário deve acessar a página http://clioc.fiocruz.br ; Acessar o menu Serviços; Clicar no link do Formulário (para Caracterização e/ou Depósito de Cepas); Preencher corretamente o formulário, atentando para as demais instruções.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulários preenchidos

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    Ao finalizarem o preenchimento do formulário online, salve a cópia do mesmo disponibilizada e aguarde a confirmação de recebimento e o deferimento da solicitação por e-mail.
Se a solicitação for deferida o solicitante deve contratar uma transportadora certificada para o transporte de material biológico (as amostras enviadas devem ser transportadas obedecendo as normas de transporte de material biológico em vigor). Para a entrega da amostras ao LRNTL. O LRNTL receberá a amostra e vai analisá-la quanto a viabilidade e prosseguir com o processo de caracterização taxonômica, enviando ao solicitante um relatório de recebimento da amostra.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário de Solicitação de Caracterização
  • Documentação da Transportadora de Material Biológico

Custos para o solicitante

Todos os públicos

  • transporte :
    O solicitante deve arcar com os custos de transporte do material biológico.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    O LRNTL receberá a amostra e vai analisá-la quanto a viabilidade e prosseguir com o processo de caracterização taxonômica, enviando ao solicitante um relatório de recebimento da amostra.
Os resultados das análises são emitidos em documento em formato PDF protegido por senha e com acesso somente para leitura e impressão, denominado Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por Eletroforese de Enzimas e/ou o Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por PCR o qual será enviado através de e-mail. Ao final do processo o LRNTL emitirá o Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por Eletroforese de Enzimas e/ou o Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por PCR acompanhado do Formulário de Avaliação de Atendimento do Serviço.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulários PDF protegidos por senha

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Ao final do processo o LRNTL emitirá o Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por Eletroforese de Enzimas e/ou o Relatório de Ensaio de Caracterização de Espécies de Leishmania por PCR acompanhado do Formulário de Avaliação de Atendimento do Serviço.Envio dos relatórios por e-mail no prazo estabelecido
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
60
Dias úteis
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Pavilhão Leônidas Deane
Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Leônidas Deanne, Salas 116 e 509 Manguinhos
21040360 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday - Friday:
9:00 às 16:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço de recebimento de amostras para caracterização taxônomica funciona de 9 às 16h por razão de recebê-las, avaliar o estados das amostras e iniciar o processamento. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados
Telefone:
21 3865-8195 / 21 3865-8226
E-mail:
clioc@fiocruz.br
Solicitação eletrônica
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Back to the topBack