Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Solicitar testes envolvendo a transmissão vetorial, estudos taxonômicos e xenodiagnóstico - Fiocruz/MG

Solicitar testes envolvendo a transmissão vetorial, estudos taxonômicos e xenodiagnóstico - Fiocruz/MG
1
Descrição

O Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos mantém uma colônia do principal vetor da leishmaniose visceral (Lutzomyia longipalpis) em laboratório, que permite a produção em massa de indivíduos adultos para serem utilizados no teste de xenodiagnóstico, objetivando verificar a infecciosidade de cães soropositivos para fêmeas de L. longipalpis. Outros testes desenvolvidos pelo Centro de Referência estão relacionados aos estudos taxonômicos e transmissão vetorial de flebotomíneos, que permite a identificação taxonômica a nível de espécie e a detecção de Leishmania nos flebotomíneos.

Solicitantes
  • Cidadãos
    Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço pode ser solicitado por instituições de saúde em geral, empresas que desenvolvem pesquisas e vacinas para leishmanioses e cidadãos.
    Atendimento prioritário no local: 
    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000. Para os serviços de saúde, caberá ainda a equipe de acolhimento estabelecer a prioridade do atendimento conforme a situação.
Etapas do serviço
O requisitante deverá clicar no link “Solicitação Eletrônica - Solicite o serviço”, disponibilizado nesta página, e automaticamente será direcionado para o portal único do Governo Federal, para agendamento do serviço. Na página do serviço, no site do Governo Federal, consta o botão “Iniciar”. Ao clicar neste botão é possível realizar o agendamento do serviço, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Será gerado de forma automática, um protocolo de atendimento. Guarde esse protocolo para futuras consultas. E lembre-se que campos com (*) são de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico, este será recebido pelo responsável do serviço, que analisará a solicitação. O solicitante poderá receber uma notificação automática por e-mail (no endereço de e-mail cadastrado previamente no site do “gov.br”) informando sobre a necessidade de entrar no sistema, para ajustar algum dado fornecido no formulário. Após aprovação da solicitação do serviço, o solicitante também receberá uma notificação automática por e-mail para entrar no sistema e a dar o “aceite final” na prestação do serviço.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário específico do serviço (disponibilizado no formulário eletrônico)

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    Para agendamento do serviço é necessário o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponibilizado no site do Governo Federal. Não são realizados agendamentos por telefone ou e-mail, somente através do formulário eletrônico.
O laudo do serviço será disponibilizado ao solicitante, por meio eletrônico, através da plataforma utilizada para agendamento deste serviço no site do Governo Federal

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    O laudo do serviço será disponibilizado ao solicitante, por meio eletrônico, através da plataforma utilizada para agendamento deste serviço no site do Governo Federal
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
60
Dias corridos
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Laboratório de Leishmanioses – Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos Sala: 255 Andar: 2º
Avenida Augusto de Lima, 1715 Barro Preto
30190-002 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados
Telefone:
(31) 3349 7795 / (31) 3349 7749
E-mail:
edelberto.dias@fiocruz.br
Solicitação eletrônica
Legislação
flebotomíneos, transmissão vetorial, estudos taxonômicos, estudos xenodiagnóstico
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Back to the topBack