Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Segurança alimentar: orientações para uma higienização correta de alimentos 


31/03/2021

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

A higiene e manipulação de alimentos é uma prática que compete à segurança dos alimentos, cuja atuação visa garantir que não ocorra a transmissão de doenças ao consumidor durante a preparação e consumo dos pratos. Para tal, preconiza-se um controle de qualidade efetivo de toda a cadeia alimentar, desde a produção, armazenagem, distribuição até o seu consumo, bem como, os processos de manipulação que se fizerem necessários. No entanto, a falta de esclarecimentos contribui de forma significativa para a contaminação de alimentos, sendo necessária a adoção de medidas sanitárias rigorosas na manutenção de um padrão adequado de higiene dos indivíduos que trabalham em serviços de alimentação, incluindo atividades de capacitação.

Com a chegada da covid-19, a preocupação com a higienização dos alimentos ganhou ainda mais relevância, não só entre os profissionais dos serviços de alimentação, como pela população em geral. Destaca-se, que a transmissão da covid-19 por essas vias não está comprovada, no entanto, outras doenças e males podem ser transmitidas por conta da má higienização dos alimentos, tais como, diarreia, vômito, dores abdominais, febre e outras ocorrências mais graves, entre elas o botulismo, a hepatite e a cisticercose. A equipe de nutrição do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nasa/CST), listou quais cuidados a população deve tomar para uma higienização de alimentos correta no dia a dia e não somente em tempos de pandemia. Confira: 

Higienização do Hortifruti  

1. Antes da higienização dos alimentos, sempre lave as mãos com água e sabão. 

2. É importante selecionar os alimentos frescos e com boa aparência, retirando as partes e unidades deterioradas. 

3. A lavagem dos vegetais folhosos, como: alface, escarola, rúcula, agrião, folha a folha e frutas e legumes um a um em água corrente, é extremamente necessária, a fim de retirar as sujidades aparentes.  

4. O hortifruti deve ser colocado de molho em solução clorada, para esta etapa temos duas opções:
4.1. Solução clorada própria para alimentos e que tenha registro no Ministério da Saúde – devem ser seguidas as instruções do fabricante.  
4.2. Água sanitária (sem alvejante e sem perfume e que tenha registro no Ministério da Saúde) com 2,5% de hipoclorito de sódio - utilizar 1 colher de sopa para 1 litro de água potável, por 10 minutos. 

Os alimentos devem ficar totalmente imersos em ambas as soluções. Esse procedimento, visa eliminar possíveis microrganismos e/ou larvas de insetos presentes. 

5. Enxague em água corrente os vegetais folhosos, folha a folha, e frutas e legumes um a um, somente após esse processo, com as mãos e utensílios bem lavados, realize o corte dos alimentos para a montagem dos pratos e mantenha sob refrigeração até a hora de servir.  

6. Higienize sempre as mãos ao término do processo. 

7. Seque bem os alimentos, isso aumenta a durabilidade deles. 

Higienização de compras e delivery 

1. Antes da higienização dos produtos, sempre lave as mãos com água e sabão. 

2. Nas compras de alimentos, é importante verificar se a embalagem está bem vedada.  

3. Sempre que possível, descarte as embalagens dos alimentos e os guarde em recipientes limpos e identificados com data de validade, a fim de evitar o consumo de alimentos vencidos.

4. As embalagens que podem ser lavadas com água e sabão são: garrafas pet, latas e plástico. 

5. Para embalagens que não podem ser lavadas, utiliza-se o álcool 70%. Uma dica é usar um borrifador e um pano limpo, que deve ser lavado após o uso. Além disso, é possível higienizar utilizando uma medida de água sanitária (sem alvejante e sem perfume e que tenha registro no Ministério da Saúde) + três medidas de água, também com o auxílio do borrifador e um pano limpo, que deve ser lavado após o uso.

6. No caso de ovos, a embalagem deve ser descartada e os ovos guardados em recipiente próprio na geladeira, caso haja necessidade de lavagem por sujidades aparentes, a higienização deve ser feita na hora do consumo.

7. No caso de alimentos prontos para consumo recebidos por delivery, a mesma orientação para higienização de compras e alimentos é indicada. Sempre higienize as embalagens no momento do recebimento e tente escolher locais, os quais, tenha confiança quanto às práticas de higiene e segurança a alimentar.

8. Sempre que possível, opte pelo pagamento online, para evitar o contato com a máquina.

9. E não esqueça: ao terminar qualquer processo de higienização, sempre lave as mãos. 

 -- 

 Confira essa e muitas outras dicas reunidas no e-book Orientações de alimentação e exercício físico diante à pandemia da covid-19 em notas saudáveis, pelo link: http://bit.ly/ebooknotassaudaveis
 

Volver arribaVolver