Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Alimentação e hábitos saudáveis foram temas da SNCT 2020


23/10/2020

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

No dia 21/10 (quarta-feira), a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) participou da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada de 19 a 23 de outubro com o tema nacional Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. Na ocasião, nutricionistas do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST) abordaram os temas: Covid-19: Informatizando Orientações sobre Hábitos Saudáveis e A Comida de Verdade Conecta. As discussões em formato virtual reuniram participantes de diversas partes do país.

Os assuntos foram pensados, com o objetivo de desmistificar a alimentação saudável em tempos de Covid-19. “Estamos vivenciando uma crise sanitária e humanitária devido à pandemia da Covid-19 e obter informações através das bases científicas são essenciais para evitar a propagação de notícias falsas que prejudicam a saúde da população. Nesse sentido, é importante destacar, que para obtermos uma alimentação saudável e equilibrada, devemos nos nortear nos preceitos descritos no Guia Alimentar para a População Brasileira consumindo regularmente alimentos in natura, minimamente processados e de preferência agroecológicos, higienizando-os adequadamente, isso sim, pode trazer grandes benefícios à saúde”, enfatizou Wanessa Natividade, chefe do Nasa.

Abaixo, as nutricionistas do Núcleo, Wanessa Natividade, Lorhane Meloni e Cíntia Borges, respondem as perguntas mais frequentes sobre alimentação e hábitos saudáveis.

1. Existe algum alimento específico que vá fortalecer meu sistema imunológico contra a Covid-19?

Nenhum alimento sozinho é capaz de fortalecer o seu sistema imunológico. Para fortalecer o sistema imunológico é necessário a adequação de diversos parâmetros como: priorizar uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, regular a qualidade e as horas de sono diários, modular o estresse e reduzir a exposição a fatores que causam sobrecargas ao organismo (xenobióticos).

2. Como me manter saudável durante a pandemia?

Organize suas atividades diárias. Separar horários para o trabalho, para o preparo das refeições, para a realização do exercício físico (30 minutos diários já vão trazer ganhos para a nossa saúde) e para o momento de descanso. Dê preferência a preparações com alimentos in natura e minimamente processados. Beba água com regularidade, ao menos 2 litros de água por dia. Separe um momento para realizar as refeições, coma com calma e com atenção ao alimento que está sendo consumido e reduza o consumo de alimentos processados e ultraprocessados. “Descasque mais e desembale menos”.

3. Como posso evitar o desperdício de alimentos?

Busque receitas que utilizem o alimento em sua totalidade. Planeje o cardápio para as refeições e organize a lista de compras. Armazene os alimentos (frutas/verduras/legumes) higienizados e secos, isso aumentará a durabilidade deles. Verifique a integralidade do alimento na hora da compra e tenha atenção aos que você já tem em casa e use a criatividade para que ele não seja descartado. Acesse o nosso Ebook para verificar algumas receitas e outras dicas sobre alimentação saudável!

4. O que é comida de verdade?

É a comida preparada a partir de alimentos in natura e minimamente processados, utilizando ingredientes naturais, nutritivos e sem adição de substâncias químicas (corantes, conservantes, acidulantes, entre outros). É uma comida que respeita a cultura alimentar, o meio ambiente e valoriza a sustentabilidade.

5. Qual a importância do Guia Alimentar da População Brasileira?

O Guia Alimentar para a População Brasileira valoriza a prevenção, promoção da saúde e destaca importância do consumo de mais frutas, legumes, verduras e alimentos básicos, como arroz e feijão. Ao mesmo tempo, orienta que seja priorizada a aquisição dos alimentos através da agroecologia, reforça a necessidade de planejarmos a nossa alimentação para evitar o desperdício de alimentos, estimula as preparações culinárias em casa e a divisão de tarefas entre os familiares com o propósito de mitigar a sobrecarga do trabalho feminino. Convidamos a todos os trabalhadores para conhecer o Guia que possui uma linguagem acessível e dinâmica!

6. Somos o que comemos?

Essa pergunta é complexa e polêmica, mas não, não somos o que comemos. O ser humano é um ser complexo que sofre influências de diversos aspectos, dentre eles, destacamos os aspectos sociais, econômicos, culturais, fisiológicos e emocionais. Portanto, não é somente a comida que vai nos definir, precisamos refletir sobre esses diversos aspectos que envolvem o ser humano.

Assista aos vídeos

O painel temático Covid-19: Informatizando Orientações sobre Hábitos Saudáveis e a roda de conversa A Comida de Verdade Conecta estão disponíveis na íntegra no canal da Fiocruz no Youtube. Acesse a programação completa da 17ª SNCT em: http://snct.fiocruz.br/
 

Volver arribaVolver