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Prêmio Einstein: AFN é reconhecida como 'Veículo Especializado em Jornalismo Científico'


08/12/2023

Lidiane Nóbrega (Agência Fiocruz de Notícias)

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A Agência Fiocruz de Notícias (AFN) foi reconhecida no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023 e ficou entre os três finalistas da categoria Veículo Especializado em Jornalismo Científico. O evento, que está em sua terceira edição e é promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio de Jornalistas&Cia, reconhece e celebra a excelência da cobertura jornalística na área.  

Essa não foi a primeira vez que a AFN conquistou destaque no Prêmio Einstein. Em 2022, o veículo da Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), órgão de assessoria da Presidência da Fiocruz, foi eleito uma das três agências +Admiradas da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Em 2024, o site vai completar 20 anos de existência. Este ano, a versão atual do espaço completou dez anos. 

"Na AFN, o internauta encontra diariamente as últimas notícias sobre pesquisas, programas e ações da Fiocruz. O esforço coletivo de divulgação científica empregado no cotidiano pela Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz e demais assessorias das diversas unidades da Fundação faz da Agência uma das principais portas de entrada para a instituição na web", destacou a editora da AFN, Renata Moehlecke. "Neste espaço, jornalistas e outros usuários, que buscam informações de qualidade sobre a Fiocruz, têm esse direito de qualquer cidadão e acesso garantidos". 

A votação foi feita em dois turnos com a ajuda de jornalistas e profissionais de comunicação corporativa, marketing e publicidade. Entre os indicados na categoria inédita em que a Fiocruz concorria, estavam também o Jornal da USP e Pesquisa Fapesp, que garantiu o primeiro lugar. No total, 39 profissionais e 29 publicações foram homenageados

A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (4/12) no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo, e o diretor do Jornalistas&Cia, Eduardo Ribeiro, comemorou o fato dela ter acontecido presencialmente. Já a diretora de comunicação institucional do Einstein, Débora Pratali, frisou a importância de estimular e dar mais espaço à cobertura de saúde e ciência no Brasil. “Queremos reconhecer o trabalho de quem leva informação com qualidade e responsabilidade para a população, aqueles que são motivados pelo propósito de ajudar a transformar o nosso sistema de saúde, de provocar o debate pelo acesso à melhor assistência a todos, de apontar os caminhos equivocados, dar as boas notícias e ajudar a empoderar as pessoas e pacientes com conteúdos que geram conhecimento e ação”, salientou.  

“A comunicação tem um papel muito importante em ajudar as pessoas a cultivarem a saúde. Ela enriquece a bagagem das pessoas para que se engajem no autocuidado, na prevenção das doenças e no controle das doenças crônicas. [...] Na estratégia de busca da equidade, ela também tem um papel primordial, pois expande e democratiza o acesso às informações”, comentou o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner. 

AFN e divulgação da ciência 

O compromisso da CCS/Fiocruz em levar saúde e ciência para todos é constante. No caso da AFN, em 2022, foram mais de 700 notícias publicadas. Em 2023, até o início de dezembro, já são mais de 900.  

"Já são quase 20 anos contribuindo para comunicação pública em ciência e saúde. Agora, o desafio será avançar, ao longo do próximo ano, na reformulação do site, com implementação de melhorias tanto para a sociedade, como para os colegas da imprensa", afirma a coordenadora da CCS/Fiocruz, Pamela Lang.

Nos últimos anos, a AFN também já tem investido em melhorias no acesso a informações. O AFN Acessibilidade, por exemplo, divulga em Língua Brasileira de Sinais (Libras) as principais notícias publicadas na Agência, além de apresentar áudio e legenda em português. A iniciativa nasceu em 2020 com o objetivo inicial de ampliar a divulgação de notícias sobre Covid-19 para pessoas surdas. Os vídeos semanais com conteúdo selecionado são divulgados no canal da Fiocruz no YouTube e nas principais redes sociais da instituição. 

Reconhecimento

O reconhecimento do site não é recente: em 2011, a Folha de S. Paulo já citava o veículo na categoria Instituições de Pesquisa e Referência que oferecem informações confiáveis. Além disso, por dois anos seguidos (2020 e 2021), um estudo realizado pelo projeto Science Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) concluiu que a Agência Fiocruz de Notícias foi uma das principais vozes da ciência no Twitter (agora X). Em 2020, a AFN ficou como terceira colocada no critério popularidade, que mostra o alcance de um perfil na rede. 

Já em 2021, a análise destacou que as conversas e debates sobre a pandemia de Covid-19 entre pesquisadores e cientistas brasileiros no Twitter/X foram marcadas por colaboração e construção de um conhecimento comum – o que diferenciou a rede brasileira do cenário internacional. O estudo sugeriu que a construção colaborativa aconteceu por meio de alto número de respostas, menções e retuítes, especialmente a partir dos 15 perfis mais influentes sobre a doença, o vírus e a vacina. Entre esses perfis esteve o da Agência Fiocruz de Notícias (281,8 mil seguidores - @agencia_fiocruz) e o e o da Fiocruz (157,7 mil seguidores - @fiocruz) 

O Science Pulse é uma ferramenta de monitoramento de mais de 1.500 perfis de cientistas, pesquisadores, organizações e divulgadores científicos brasileiros no Twitter/X. Faz parte do Núcleo Jornalismo, uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas. 

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