08/04/2019
Ascom Cogepe
Após intensa mobilização da Presidência da Fiocruz, foi publicada na edição do dia 2 de abril, do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria número 128 de 1º de abril de 2019, que autoriza a nomeação dos 119 candidatos aprovados no último concurso da Fundação, realizado em 2016. Serão empossados 61 servidores no cargo de Técnico em Saúde Pública e 58 no cargo de Pesquisador em Saúde Pública.
A atuação da Presidência da Fundação e da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), em um primeiro momento junto ao Ministério da Saúde, e mais recentemente diretamente com o Ministério da Economia foi fundamental para que as nomeações fossem aprovadas. A Fiocruz vinha monitorando a situação desde a homologação do resultado dos cargos e após as primeiras negociações precisou aguardar o período eleitoral e negociar com o novo governo.
A nomeação dos aprovados foi pauta frequente da Mesa de Negociação Permanente da Fiocruz, numa soma de esforços da Presidência, Cogepe e Asfoc-SN. A autorização representa uma importante vitória para a Fiocruz, que enfim poderá contar com a atuação de seus novos concursados. A Cogepe organiza os trâmites finais para convocação dos aprovados e comunicará os próximos passos em breve.
A Presidência informa ainda que segue em tratativa com o governo federal para que seja autorizada também a nomeação dos candidatos aprovados como excedentes no concurso público.
Técnicos em Saúde Pública são nomeados
O Diário Oficial da União publicou no dia 5 de abril a Portaria 5.409, nomeando, em caráter efetivo, 61 técnicos em Saúde Pública, divididos em 35 perfis. A Cogepe está pronta para dar início à posse dos candidatos nomeados e já está entrando em contato com os candidatos para o agendamento do exame médico previsto no edital. Os aprovados têm até 30 dias, contados da data da nomeação, para tomarem posse, oportunidade em que devem apresentar a documentação comprobatória exigida no edital.
Acompanhe as informações sobre o processo seletivo na área especial do Concurso 2016 no Portal Fiocruz ou no site da Cogepe.