06/12/2018
Por: Comunicação GTCA
O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA) realizou no dia 3 de dezembro uma visita técnica no Instituto Carlos Chagas (ICC), no Paraná, para iniciar um diálogo sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa.
O evento contou com a participação de profissionais da unidade, entre eles, o Diretor da unidade, Bruno Dallagiovanna, e a Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Andréa Ávila, aém de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Paraná, também interessada e atuante na temática da Ciência Aberta.
Fragilidades, tensões e dúvidas sobre a perspectiva de abertura de dados foram colocadas em debate. Destaca-se a necessidade de regras claras sobre o reúso, visando evitar o “roubo de dados” e de ampliar o conhecimento sobre a inovação aberta e novos modelos de negócio. Uma questão diz respeito à participação da Fiocruz em um grupo de compartilhamento de dados em casos de emergência sanitária, experiência que foi divida com os presentes como uma possibilidade de abertura de diálogo com o GTCA.