Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Escritório de Captação de Recursos discute parcerias com Ministério Público do Trabalho


11/11/2024

Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação)

Compartilhar:

Foram pautas do evento o Unidos Contra a Covid-19, as ações de emergência no RS e o Centro de Reabilitação Pulmonar. Gutemberg Brito (VPAAPS)

A Fiocruz recebeu procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), na tarde da última quinta-feira (7/11), em Manguinhos, no Rio de Janeiro, para celebrar e estreitar a parceria. Organizado pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, o evento Café com MPT promoveu o diálogo entre as instituições e abriu espaço para a possibilidade de novas colaborações. 

O evento incluiu apresentação da gestora de Relacionamento Governamental do Escritório, Lorena Ferreira Martins, sobre os resultados das ações realizadas por meio da parceria com o MPT. Entre algumas das iniciativas abordadas, estão o Unidos Contra a Covid-19, a plataforma de mRNA, as ações emergenciais no Rio Grande do Sul e a adequação e qualificação do Centro de Reabilitação Pulmonar. A gestora ainda expôs outros projetos de grande impacto nacional e internacional que estão abertos a novas parcerias, como ações de vigilância em mercúrio em territórios indígenas e a Flifio - Festa Literária Internacional Fiocruz, evento que promoverá saúde, ciência e literatura com foco na periferia. 

“A Fiocruz reconhece o impacto do MPT nas suas ações e pretende ampliar ainda mais essa parceria. As premissas basilares das duas instituições são as mesmas e com isso esperamos consolidar nossa parceria e mostrar a potência dessa união”, disse a gestora. 

A diretora-executiva adjunta da Fiocruz, Priscilla Ferraz, representou a Presidência da Fundação no encontro. Gutemberg Brito (VPAAPS)

Estiveram presentes no encontro a vice-procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Isabela Maul; as procuradoras Júnia Bonfante Raymundo e Juliane Mombelli, que representaram o procurador-geral e a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho; e o procurador-secretário das Relações Institucionais, Rafael Dias Marques. Também compareceram ao evento o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro; representantes da Fiotec, incluindo a diretora-executiva, Cristiane Sendim; e o líder de parcerias com empresas do Escritório de Captação de Recursos, Fabio Sacramento. 

A diretora-executiva adjunta da Fiocruz, Priscila Ferraz, representou a Presidência da Fundação e falou sobre os interesses em comum entre as instituições, em especial na defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde e do avanço no trabalho da Fiocruz em construir modelos eficientes para receber recursos do Ministério Público do Trabalho.  

“Estamos avançando em mecanismos de integridade, controle e transparência, construindo modelos administrativos inovadores. Para nós tem sido um aprendizado enorme e um avanço. Quando falamos que recebemos recursos do Ministério Público do Trabalho, em uma parceria de longa data, construímos uma relação de confiança, e isso nos dá credibilidade para abrir outros caminhos”, disse Priscila. 

Volver arribaVolver