Início do conteúdo

Glossário do Acesso Aberto

A B C D E G H L M P R S

Caderno Eletrônico de Laboratório

São aplicações e/ou software que registram todas as etapas de uma pesquisa, contendo dados e informações essenciais para seu desenvolvimento.

Ciclo de vida dos dados

Todas as fases da existência dos dados desde a criação até a eliminação ou preservação digital.

Ciência Aberta

É um movimento que busca refletir sobre atividades, processos, métodos, avaliações e produções científicas, visando sua transparência, colaboração e abertura. Envolve diversos movimentos como Acesso Aberto, Dados Abertos, Recursos Educacionais Abertos, Código Aberto, Hardware Aberto, Caderno de Laboratório Aberto, Revisão por Pares Aberta, Redes Sociais Científicas e Ciência Cidadã. Cada um desses grandes temas formam o ecossistema da Ciência Aberta.

Ciência Cidadã

Metodologias que se valem da contribuição direta de cidadãos com recursos, cognição, dados e propriamente como pesquisadores.

Código Aberto

Linguagem que permite que todos os aplicativos desenvolvidos sob essa perspectiva sejam reescritos ou aprimorados de forma colaborativa. Assim, é possível criar novas funcionalidades ou corrigir bugs e inconsistências.

Colaboração científica

Interação que facilita não só a realização de tarefas, mas, também, o compartilhamento do significado desta tarefa, relacionada a um objetivo maior compartilhado entre dois ou mais cientistas.

Compartilhamento de dados

A perspectiva de compartilhar dados entre cientistas que estão distribuídos por todo o mundo pode fazer com que as interações e possibilidades de colaboração se tornem cada vez mais reais entre instituições, laboratórios etc., criando ambientes via internet onde as discussões crescem e promovem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, permitindo que recursos sejam utilizados de forma a avançar em passos mais largos a partir do reuso de recursos financeiros, humanos, tecnológicos, entre outros, já empregados.

Curadoria de dados

São ações voltadas para o gerenciamento dos dados de pesquisa durante o seu ciclo de vida. Envolve manter, avaliar, preservar e adicionar valor aos dados.

Volver arribaVolver