Nesta quinta-feira (26), foi lançado o site da iniciativa SERPOVOS - Saúde, Cuidado e Ecologia de Saberes [1] - uma pesquisa-ação que visa conhecer, sistematizar e difundir experiências inovadoras de cuidado à saúde que estão sendo desenvolvidas nos territórios. Por meio do site as comunidades, organizações e trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) cadastrarão as experiências que serão analisadas por um grupo que identificará aspectos de inovação na garantia do acesso à saúde aos povos do campo, floresta e águas no Ceará.
Durante o lançamento do site, transmitido pelo YouTube, a coordenadora geral da pesquisa-ação e pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Ceará, Vanira Pessoa, ressaltou a importância da pesquisa que tem como perspectiva construir coletivamente um diagnóstico das inovações em saúde que são criadas no cotidiano dos sujeitos dessas experiências no Ceará. “É preciso estar junto nesse processo em que cada um, no seu território, possa participar fazendo ciência junto com a Fiocruz e produzindo conhecimento. Não podemos estar em todos os territórios do Ceará, mas as pessoas podem nos acessar”.
Para Vanira, a iniciativa contribuirá para destacar ações de referência na Atenção Básica à Saúde e fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral desses povos. “Acreditamos que o cuidado da saúde é complexo e ele é feito nessa teia de relações sociais que se cruzam e é formada por trabalhadores da agricultura, da saúde e da pesquisa”, afirmou.
O SERPOVOS é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará) com o apoio dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (Rede PMA) e Inova Fiocruz. O objetivo é promover a integração e a interação entre pesquisadores de diversas instituições, entidades, comunidades, movimentos populares e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente da Estratégia Saúde da Família (ESF).
As ações do SERPOVOS fazem parte do projeto Estratégia Saúde da Família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil, coordenado pela Fiocruz Ceará. Junto com 19 projetos, o SERPOVOS compõe a Rede PMA APS – Atenção Primária à Saúde, dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, da Fundação Oswaldo Cruz. Além da Rede PMA, a iniciativa tem apoio do IdeiaSUS e do Inova Fiocruz.
Também participaram do evento: Fernando Carneiro (Fiocruz Ceará), Suyane Fernandes (Cetra), Mara Tavares (Cerest/CE), Elvis Tabajara (liderança do povo Tabajara), Leandro Araújo, Ricardo Vagner (MST) e pesquisadores de vários estados do país.