Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Manguinhos: Quadros de um Território-Manifesto


31/10/2023

Coordenação de Cooperação Social

Share:

Treino de Passinho no PAC Manguinhos -2016
Leo Salo @ Coletivo Experimentalismo Brabo 

Uma cidade saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde, está continuamente melhorando o ambiente físico e social, fortalecendo os recursos comunitários para que as pessoas se apoiem mutuamente e melhorem sua qualidade de vida. A exposição Manguinhos: Quadros de um Território-Manifesto apresenta o olhar de fotógrafos que moram ou atuam em Manguinhos e capturaram fragmentos de sua história. Nelas, as formas de resistência popular e as diversas manifestações culturais deste território se mostram como expressão de vida e de saúde. 
 
A curadoria parte do entendimento de que territórios saudáveis podem ser assim chamados quando são politicamente ativos, socioambientalmente sustentáveis e culturalmente pulsantes. Este é o horizonte de atuação do Projeto de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz e lugar de chegada de diversos programas e projetos institucionais desenvolvidos pela Fundação. A construção da exposição é fruto de uma experiência de curadoria com participação social desenvolvida pela Cooperação Social, setor de Eventos da Presidência, Espaço Casa Viva/ RedeCCAP, Jornal Fala Manguinhos!, Coletivo Experimentalismo Brabo, Organização Mulheres de Atitude e Observatório da Sub-Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha.

Coletivo de Curadores

Acesse a exposição virtual disponível no Behance

Acesse a exposição virtual disponível no Flickr

5ª Caminhada da Paz com Garantia de Direitos - 2017
Diego Ignácio @ Espaço Casa Viva/RedeCCAP

Apresentação do Ballet Manguinhos em frente à Biblioteca Parque - 2016
 Leo Salo @ Coletivo Experimentalismo Brabo 

Realização: 
Coordenação de Cooperação Social
Setor de Eventos da Presidência da Fiocruz

Conselho curador: 
Brunna Arakaki
Carlos Antônio
Luiza Gomes
Roberta Nunes

Programação visual:
Luis Claudio Calvert

Texto de curadoria:
Luiza Gomes

IKJ/Projeto Marias na Caminhada pela Conscientização do autismo - 2017
Edilano Cavalcante @ Jornal Fala Manguinhos! 

Fotógrafos

Diego Ignácio @ Espaço Casa Viva/RedeCCAP – O Programa Casa Viva congrega, desde 2003, atividades de arte e cultura direcionadas a crianças, jovens e adolescentes de Manguinhos e é um empreendimento social da Rede CCAP, organização atuante há 30 anos no território. Conta com a parceria da Fiocruz desde 2006.
FOTOS: 2, 19, 21, 24, 26
 
Edilano Cavalcante @ Jornal Fala Manguinhos! – O jornal é uma iniciativa de comunicadores populares de Manguinhos, apoiada desde 2013 pela Cooperação Social da Fiocruz. O jornal é o principal produto da agência de comunicação do Conselho Comunitário de Manguinhos.
FOTOS: 1, 3, 6, 8, 11, 15, 16, 20
 
Leo Salo @ Coletivo Experimentalismo Brabo - Coletivo de provocação artística surgido no Complexo de Favelas de Manguinhos cujas ações propõem a reflexão sobre afeto, solidariedade e cultura da paz. O coletivo é um dos parceiros da Cooperação Social na realização de atividades culturais no território.
FOTOS: 7, 10, 17, 27, 30
 
Luiza Gomes @ Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz - Órgão que coordena, fomenta e articula ações em escala local, regional e nacional com objetivo de reforçar grupos sociais vulnerabilizados para ampliação de suas capacidades de controle social de políticas públicas que contribuam para promoção da saúde. Criado em 2003 enquanto Coordenação de Projetos Sociais da Fiocruz.
FOTOS: 18, 22, 23, 29
 
Rejany Ferreira @ Organização Mulheres de Atitude (OMA) - Criada em 2010 voltada para um trabalho de garantia e promoção dos direitos das mulheres negras e não negras com enfoque em gênero, raça/etnia e direitos humanos. O OMA é parceiro da Cooperação Social desde 2011.
FOTOS: 4, 5, 9, 12, 13, 14

Oficina do grupo de Articulação dos Povos da sub-bacia do Canal do Cunha- 2013
Rejany Ferreira @ Organização Mulheres de Atitude (OMA) 

Agente de Vigilância no mutirão de controle do Aedes Aegypti em Manguinhos - 2016
Luiza Gomes @ Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz

Manguinhos: Quadros de um Território-Manifesto

 

Back to the topBack