Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Lançamento do dossiê “Dados e Arquivos” conta com a participação de especialistas em ciência da informação

27/09/2021

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Share:

No dia 21 de setembro (terça-feira) foi realizado o lançamento do dossiê “Dados e Arquivos” da Revista Acervo. A live de lançamento contou com a participação Vanessa Jorge, doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/Ibict/UFRJ e servidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é membro do grupo de trabalho em Ciência Aberta; de Luana Farias Sales Marques, editora científica da Revista Acervo e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Luís Fernando Sayão, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ. A live contou com a mediação de Ana Andréa Castro, arquivista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Compreendendo a importância dos arquivos e da arquivologia para a ciência, a Revista Acervo reúne experiências, práticas e teorias de pesquisadores que se dedicam à gestão e curadoria de dados, assim como aos estudos sobre esse campo, neste número especial dedicado aos estudos sobre arquivologia, arquivos e dados de pesquisa.

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada desde 1986. Seus números são quadrimestrais, e, desde maio de 2021, foi adotado o formato de publicação contínua. A revista tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, especialmente História e Arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha. A Revista Acervo oferece acesso aberto imediato a todo o seu conteúdo e não cobra taxas de processamento de artigos ou de nenhum outro tipo, alinhando-se aos princípios da Ciência Aberta.

Para acessar o dossiê “Dados e Arquivos” da Revista Acervo (volume 34, número 3, 2021) clique aqui. A live de lançamento da revista Acervo está disponível no canal do Encontro Latino-americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (XII EBAM 2021), clicando aqui.

Back to the topBack