Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Fiocruz cria Sala de Situação para monitorar efeitos do derramamento de óleo


13/12/2019

Leonardo Azevedo/CCS * Foto: Ministério da Saúde

Share:

Com o objetivo de elaborar um plano de ação institucional, a Fundação instalou a Sala de Situação Fiocruz - Contaminação por Petróleo Cru no Litoral Brasileiro. O grupo tem tido reuniões semanais desde o início de novembro e trabalha na construção de ações de enfretamento do problema no campo da saúde. A Sala foi criada logo depois de a Fundação ser acionada pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) do Ministério da Saúde para participar de uma ação conjunta de secretarias e instituições, que tem como objetivo monitorar os efeitos à saúde da população potencialmente exposta ao derramamento de petróleo.

Essa ação articulada visa também apoiar as atividades desenvolvidas pelas secretarias de saúde dos estados e municípios afetados. Na reunião do Conselho Deliberativo de novembro, o assessor do Gabinete da Presidência, Valber Frutuoso, apresentou um panorama dos encaminhamentos das reuniões. Valber informou que o COE decidiu que a responsabilidade pelas análises dos peixes recolhidos nos locais do derramamento de óleo será feita pela Fiocruz, por meio do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) - nos parâmetros de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos/HPA e metais.

Derramamento de petróleo e impactos na saúde é tema de seminário
A Fiocruz Bahia promoveu, nos dias 11 e 12 de dezembro, o Seminário Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde. O evento teve o objetivo de discutir os impactos causados à saúde e ao meio ambiente e como seus desdobramentos têm afetado a população. A programação abordou temáticas como: técnicas de contenção do óleo, impactos na vida marinha, impactos na geração de renda e a atuação dos órgãos competentes diante do desastre.

Desde o final de agosto, quando foram identificados os primeiros vestígios do derramamento, cerca de 2.500 km do litoral nordestino foram atingidos, sendo a Bahia o território mais afetado. Diante da incerteza sobre a evolução das manchas, o seminário buscou o diálogo entre as diferentes esferas governamentais, instituições de pesquisa e universidades, além de trabalhadores e representantes das comunidades que têm sofrido com o desastre ambiental.

A atividade foi realizada em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

* Com informações da Ascom Fiocruz Bahia

Back to the topBack