Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Encontro aborda prevenção de acidentes de trabalho


16/05/2023

Ascom Cogepe

Share:

A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) realizou, com o apoio da Coordenação de Infraestrutura dos Campi (Cogic), o evento “Diálogos e reflexões sobre os acidentes de trabalho ocorridos na Fiocruz”. O encontro que reuniu trabalhadores de diversas unidades e áreas, aconteceu no dia 28 de abril, Dia Mundial da Segurança no Trabalho no auditório da Cogic.

O evento foi aberto pela coordenadora da CST, Marisa Augusta de Oliveira que destacou a importância de discussões com trabalhadores de todas as áreas e categorias. 

“Precisamos pensar juntos em como nos aproximamos enquanto agentes de saúde e segurança do Trabalho, fiscais de contrato e prepostos. Pensar em como responsabilizamos enquanto instituição e às empresas terceirizadas. A Fiocruz tem um valor que é considerar todos os trabalhadores, independente do vínculo. Sabemos que existem questões contratuais, normativas e de acesso. No entanto, temos que estar em consonância com esse valor e pensar continuamente em como saímos da teoria e vamos para a prática. Queremos trabalhar com ações de prevenção e promoção de saúde e não ficarmos tratando doença”, ressaltou. 

O técnico de Segurança do Trabalho do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nuvst/CST), Frederico Gomes, mostrou dados do Anuário Estatístico de Saúde do Trabalhador da Fiocruz de 2022 e foi enfático ao afirmar que o intuito não é achar culpados pelos acidentes, mas entender o porquê que o acidente ocorreu e criar formas de um trabalho seguro e para todos. “É essencial que tenhamos programas de prevenção bem elaborados, levantamento dos equipamentos de proteção, treinamento e capacitação contínua dos trabalhadores para que eles saibam como agir nas determinadas situações de riscos - como a utilização de equipamentos de proteção, respeito às sinalizações, movimentos ergonômicos corretos, entre outros”.

Durante a palestra, o técnico de enfermagem do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST), Carlos Eduardo Barbosa, explicou a diferença entre acidente e incidente e como os trabalhadores e responsáveis devem lidar com o potencial acidente a fim de não se tornar algo mais grave. “O acidente é quando existe uma lesão. Já o incidente de trabalho é uma ocorrência não planejada com potencial de causar um acidente, mas que não afetou nenhum dos envolvidos, a empresa ou a rotina de trabalho. No Nust não fazemos registro de incidentes, mas é importante que, quando haja algum, seja comunicado ao responsável para que se faça a sinalização ou adequação necessária no local”, explicou.

O coordenador do Nuvst/CST, Vinicius Pires, mencionou a comunicação como principal ferramenta para que um incidente não se transforme em acidente. “Quanto maior a quantidade de pequenos acidentes, a possibilidade de um acidente maior, aumenta. Por exemplo, toda hora alguém escorrega em um determinado local - em algum momento alguém pode se lesionar sério. A notificação e a comunicação são imprescindíveis para que não tenhamos que lidar com um problema maior. Precisamos saber e divulgar, criar uma cultura de segurança”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença do bombeiro civil, José Ricardo de Moura, representando a Brigada de Contingência da Fiocruz, principal parceira nas ocorrências de acidentes e outras intercorrências nos campi Fiocruz.

 

 

Back to the topBack