03/04/2025
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)
No próximo dia 9, às 12h30, o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), convida para uma nova sessão colaborativa (também conhecida como clínica de dados), feita em parceria com a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). Intitulada "Impacto econômico e sanitário da Doença de Chagas no Chile: avaliação e estratégias de prevenção", a apresentação faz parte de uma série de clínicas de dados oferecidas pelo PROCC em 2025. Esta sessão será mediada pela pesquisadora do PROCC, Claudia Codeço.
Desta vez, o evento terá formato híbrido e ocorrerá tanto na sala de reuniões do PROCC quanto pelo Zoom. O pesquisador e doutorando em Saúde Pública pela Universidade do Chile, Franco Fernández Guardiola, é o profissional que participa da nova sessão. Fernández Guardiola é tecnólogo na área biomédica, com mestrado em Parasitologia, em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia, e em Docência no Ensino Superior.
Em seu estudo, Franco usa modelos matemáticos e simulações de computador para prever como a Doença de Chagas pode se comportar em diferentes situações no Chile. Assim, ele ajuda a responder questões relacionadas à prevenção e ao controle do vetor (barbeiro), além de facilitar a tomada de decisões por gestores públicos, visando evitar mortes e reduzir os custos associados à doença.
Serviço
Nome: "Impacto econômico e sanitário da Doença de Chagas no Chile: avaliação e estratégias de prevenção"
Data: 9 de abril de 2025
Horário: 12h30
Local: Online via Zoom e na sala de reuniões do PROCC/Residência Oficial/ Fiocruz
Palestrante e Instituição: Franco Fernández Guardiola, Universidade do Chile
Idioma: português