07/02/2025
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)
Em janeiro de 2025, a plataforma digital The Global Health Network (TGHN), parceira da Fiocruz por meio do Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC) que faz parte do consórcio The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC), comemorou a marca de 1 milhão de membros em sua plataforma. Para celebrar a conquista, TGHN produziu uma série de vídeos com depoimentos de importantes atores da saúde global, como o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jeremy Farrar, e a ministra da Saúde do Brasil e ex-presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.
A comemoração também contou com um evento especial realizado em Oxford, Reino Unido, no dia 8 de janeiro de 2025. Durante a ocasião, a diretora da plataforma, Trudie Lang, destacou o impacto transformador da rede na condução de pesquisas. “Todos nós aqui estamos tentando colocar a capacidade, a habilidade e o mandato da pesquisa em todos os lugares, e é tão gratificante dizer, após todos esses anos, que estamos mudando carreiras de profissionais de saúde e que eles mudam a vida de outras pessoas, a partir do trabalho que fazem, da pesquisa que realizam em pacientes", afirmou Lang.
Jeremy Farrar reforçou a relevância da iniciativa e a importância de sua expansão. “No meu entendimento, o coração da TGHN é sua rede distribuída, incorporada no dia a dia do cuidado com a saúde. Essa incorporação é uma maneira de enfrentarmos os desafios do futuro, sejam as mudanças demográficas, o envelhecimento da população, as doenças não transmissíveis ou, de fato, pandemias e epidemias. A rede simboliza isso", disse o cientista-chefe da OMS.
A ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, também celebrou a conquista. “Quando era presidente da Fiocruz, pude assinar a adesão da nossa instituição a essa iniciativa de desenvolvimento de projetos comuns visando a pesquisa, a educação em saúde. E é com muita alegria que hoje, ministra da saúde no Brasil, saúdo o marco de 1 milhão de membros que a iniciativa alcançou. The Global Health Network é fundamental para as prioridades que definimos no Brasil, com foco na equidade e no fortalecimento da ciência e das evidências científicas como base para as políticas públicas em saúde”, declarou a ministra.
Pesquisadores de diversas partes do mundo compartilham experiências dentro da rede, incluindo profissionais da Fiocruz. A médica e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Cristiane Bresani, que participa do projeto com o PROCC, ressaltou o impacto da TGHN em sua trajetória acadêmica. “Até chegar a um cargo de pesquisa, eu confesso que enfrentei muitas dificuldades. A região onde nasci e trabalho não tem muitas oportunidades para desenvolver pesquisa. Então, quando eu entrei na Fundação Oswaldo Cruz, surgiu a oportunidade de colaborar com a The Global Health Network e isso me proporcionou o desenvolvimento de várias atividades em pesquisa num curto intervalo de tempo. Hoje, trabalho para disseminar a minha experiência entre outros profissionais de saúde como eu”, contou Bresani.
Na Fiocruz Ceará, onde também há parceria com o PROCC, o farmacêutico e pesquisador da Fiocruz Ceará, Jaime Ribeiro Filho trabalha com ensino e pesquisa em doenças inflamatórias e infecciosas em colaboração com instituições do interior do estado. Ele destacou o papel da rede na promoção da pesquisa em regiões carentes de recursos. “Em nossas ações, nós lidamos com o problema da falta de recursos e acompanhamos pessoas em situação de bastante vulnerabilidade social. The Global Health Network tem sido um grande parceiro, incentivando essas ações e possibilitando-nos expandir as nossas fronteiras além dos grandes centros de pesquisa, contribuindo, assim, com o ensino e a pesquisa de qualidade e com a saúde da população cearense”, afirmou o pesquisador.
A Fiocruz é uma das instituições representantes de países latino-americanos na TGHN LAC, desde 2023. Acesse o site do Hub LAC para saber mais sobre o trabalho desenvolvido.