Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

CD aprova processo para discussão do Plano de Carreiras


02/09/2024

CCS

Share:

A pauta do primeiro dia de reunião do Conselho Deliberativo, realizada dia 29 e 30/8, foi o Plano de Carreiras da Fiocruz. Seguindo proposta do diretor-executivo Juliano Lima, os conselheiros decidiram iniciar um processo interno ascendente, amplo e participativo de discussão sobre carreira. O debate começará pelas unidades e instâncias específicas, como as câmaras técnicas e Fórum de RH. A proposta inclui a realização de seminários, uma audiência pública e produção de documento que ficará em consulta pública interna para contribuições.  

Caberá à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) produzir um relatório final, que será apreciado pelo CD. O processo de construção coletiva será conduzido por um Grupo de Trabalho. Foi consenso que participarão do GT não apenas representantes formais, como integrantes do CD, mas também profissionais com grande conhecimento de carreira que possam contribuir significativamente para a construção da proposta.  

“Claro está que a gente precisa empreender um processo amplo e participativo. Nosso foco não deve estar na criação de um Grupo de Trabalho, mas no processo”, afirmou Juliano Lima. “A realização de seminários deve ser, por um lado para esclarecimento, e por outro para ouvir coisas novas. Vamos chamar pessoas que possam trazer outros olhares sobre carreiras e outros ambientes”, sugeriu o diretor-executivo. “No final, a Cogepe fará um relatório com os pontos de convergência e divergência, que seguirá para apreciação do CD”. 

Antes do debate, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andrea da Luz, fez uma apresentação sobre um estudo de carreira realizado na Fundação em 2016. Ela fez um histórico e explicou questões como a avaliação de desempenho, alongamento de carreiras e dedicação exclusiva, entre outras. No fim, destacou os principais pontos do acordo fechado com o Ministério da Gestão.  

Back to the topBack