Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Lançamento: boletim reúne dados sobre o perfil e produção bibliográfica de pesquisadores da Ensp


07/07/2023

Por Danielle Monteiro

Share:

Contribuir para a sistematização de informações que possam apoiar a formulação de políticas, estratégias e instrumentos de gestão da pesquisa na Ensp. É com esse objetivo que a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola (VDPI) acaba de lançar a primeira edição do Boletim Pesquisadores, Produção Bibliográfica e Orientação Acadêmica.  A publicação consolida dados e informações sobre os pesquisadores da Escola e suas respectivas produções bibliográficas e orientações acadêmicas, em particular para o ano de 2021. Adicionalmente, o boletim traz algumas análises e comparações com períodos anteriores.

Os dados sobre a produção bibliográfica da Ensp são importantes, pois servem como base para o cálculo de dois indicadores de produtividade, que alimentam o sistema de Gratificação de Desempenho de Atividade em Ciência e Tecnologia (GDACT) dos servidores da Fiocruz. Para o cálculo desse indicador, são aplicados os critérios estabelecidos pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz para definição dos servidores em função de pesquisa, que incluem credenciamento em programa de pós-graduação stricto sensu e participação de grupo de pesquisa.

Coordenadora de Desenvolvimento e Monitoramento da Pesquisa, Laura Cristina Viana conta que a ideia de criar o boletim surgiu a partir da necessidade de uma compilação mais apurada e robusta de informações sobre os servidores em atividades de pesquisa na instituição: “Embora a extração desses dados seja realizada duas vezes ao ano, o resultado apurado para o cálculo dos indicadores expressa números de produção bibliográfica defasados, pois, além de serem precocemente coletados, não incluem a totalidade dos servidores que exercem atividade de pesquisa como atribuição principal. Há uma perda da ordem de 30% da produção bibliográfica e cerca de 20% dos servidores não são considerados na apuração dos indicadores”. Laura explica que o boletim foi criado para preencher justamente essa lacuna, incluindo dados adicionais que propiciam um diagnóstico mais abrangente do perfil dos pesquisadores, como idade, sexo, titulação e graduação. “Além disso, ampliamos a extração da produção bibliográfica, que não se restringe à publicação de artigos e livros, e incorporamos dados sobre orientação acadêmica. A partir da sistematização e análise desses dados, são geradas as informações que constam no boletim”, conta a coordenadora. 

Com base nesses dados e informações, o boletim faz algumas análises, do ponto de vista da gestão, sobre a pesquisa na ENSP, e sugere questões que podem ser aprofundadas em estudos posteriores, contribuindo para uma gestão estratégica, que indique necessidades atuais e futuras, conforme explica Laura: “Ao registrar dados e informações sobre pesquisadores, produção bibliográfica e orientação acadêmica, o boletim permite que a comunidade adquira um conhecimento ampliado sobre a Escola, que vai além dos muros da sua sala ou do seu Departamento.”

Segundo a coordenadora, a previsão é de que seja lançada uma nova edição do boletim duas vezes por ano. “Está prevista uma atualização da edição atual para o segundo semestre, com dados de 2022, e com atualização da lista de servidores em atividade de pesquisa na ENSP. Também está previsto, para os próximos meses, um boletim especial sobre rede de cooperação em pesquisa da Fiocruz e da Escola, e outro sobre áreas e temas em pesquisa na ENSP, para subsidiar um planejamento estratégico, ainda com metodologia em desenvolvimento”, adianta.

Leia o Boletim Pesquisadores, Produção Bibliográfica e Orientação Acadêmica 

Back to the topBack