Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Evento virtual celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


24/07/2023

Rômulo Lima - Ascom Cogepe

Share:

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz e a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), promovem na quarta-feira (26/7), das 10h às 12h, o evento on-line ‘Mulheres negras e ciência: identidade, protagonismo e poder’. O encontro marca a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, ambos comemorados no 25 de julho.  A atividade tem como objetivo aprofundar o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras e suas lutas. A transmissão acontecerá pelo  Canal VideoSaúde Distribuidora.   

O debate contará com as presenças de Emily Karle Conceição, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ayra Cristina Sousa Dias, pesquisadora do movimento Mulheres Negras Decidem e Jaqueline Gomes de Jesus, professora de psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A mediação será de Hilda Gomes, coordenadora da Cedipa Fiocruz.   

Sobre a data   

O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana. A data surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. No Brasil, desde 2014, comemora-se em 25 de julho o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII. A data não tem como objetivo festejar: a ideia é fortalecer as organizações das mulheres negras em defesa de direitos e por uma sociedade antirracista, antissexista e mais justa.   

Comitê   

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz foi criado em 2009, para consolidar uma agenda institucional pelo fortalecimento dos temas étnico-raciais e de gênero na Fundação, colaborando para uma constante atualização e reorientação de suas políticas, bem como de suas ações, seja nas relações de trabalho, seja no atendimento ao público e na produção e popularização do conhecimento.  

Back to the topBack