Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Dados da Fiocruz são utilizados em estudo que avalia se fontes abertas de dados bibliométricos são melhores que as proprietárias


26/02/2024

Anne Clinio (VPEIC)

Share:

A confiabilidade de fornecedores de dados bibliométricos abertos em relação aos serviços proprietários é um tema importante para a Ciência Aberta, especialmente para financiadores de pesquisa e seus instrumentos avaliativos. Recentemente, uma amostra de publicações realizadas nos anos de 2021-2022 e identificadas com a afiliação institucional da Fiocruz foi utilizada em uma avaliação de impacto contrafactual encomendada pela cOAlition S - consórcio que reúne agências de fomento à pesquisa e financiadores de 12 países europeus, responsável pelo Plano S, que determinou a exclusividade da publicação em Acesso Aberto entre seus financiados a partir de 2021.

Na prática, a pesquisa encomendada pela cOAlition S à consultoria Scidecode Science pretendia verificar a hipótese de que a qualidade e abrangência das referências bibliográficas fornecidas por fontes abertas estão no mesmo nível, se não melhor, do que aqueles fornecidos por fontes comerciais. Isto porque, a medida em que se preconiza a adoção de infraestruturas abertas em detrimento de serviços proprietários, é preciso analisar a viabilidade do uso de fontes abertas em análises bibliométricas que, por sua vez, são utilizadas para medir a produtividade e o impacto de pesquisadores. 

 

Metodologia

Segundo a Scidecode Science, as principais razões para a escolha de publicações da Fiocruz foi o fato de a fundação não ser uma instituição do Norte Global e do inglês não ser a língua nativa. Nesse sentido, os consultores trabalhavam com a hipótese inicial de encontrar um bom número de publicações em língua diferente do inglês e sem um Digital Object Identifier (DOI) atrelado. A partir desta definição, duas abordagens foram utilizadas para analisar os dois subconjuntos de dados (com estrutura de campos razoavelmente semelhante) oriundos do OA.Report e de um banco de dados comercial. 

Em um primeiro momento, foi comparado o número de publicações nas duas amostras e analisado o motivo de divergência entre elas. O primeiro arquivo, de 29 de outubro de 2023, fornecido pela OA.Report, registrava 1.301 publicações com afiliação institucional Fiocruz nos anos de 2021-2022. Já o segundo arquivo, baixado de um banco de dados comercial na mesma data, apresentava 903 documentos – a diferença é de quase um terço (a mais) na OA. Report em relação ao subconjunto da base comercial. 

Posteriormente, uma análise qualitativa verificou a precisão da captura das informações de financiamento em ambas as amostras. Além disso, verificou-se os registros “únicos” fornecidos pela amostra mais rica (OA. Report) eram realmente financiados pela Fiocruz. Nesta etapa, os consultores identificaram que o reconhecimento da questão do financiamento é difícil de ser capturado adequadamente nos metadados. Entre os 398 artigos faltantes, a maioria deles não é diretamente financiada pela Fiocruz, mas conta com outros tipos de aportes, como instalações e equipamentos, que são mencionados, por exemplo, na seção de agradecimentos. 

Para a consultoria Scidecode Science, essas citações são suficientes para justificar a sua inclusão nas fontes de dados comerciais. Além disso, percebeu-se que o uso do nome da fundação em inglês pode acarretar outras lacunas, indicando a necessidade de realizar consultas multilíngues para garantir a consistência dos dados.

 

Conclusões

Embora o panorama das publicações identificadas com afiliação institucional Fiocruz em 2021-2022, fornecido pelas bases de dados bibliográficas abertas não seja perfeito, ele foi considerado suficientemente abrangente pelos consultores da Scidecode Science no que se refere a subsidiar o Plano S em suas avaliações sobre políticas de Acesso Aberto. Segundo a consultoria, o estudo mostra que os conjuntos de dados fornecidos pelo OA.Report formam uma base sólida para a comparação entre os cenários pré e pós lançamento do Plano S, atendendo aos requisitos de licenciamento estabelecidos pela cOAlition S.

Back to the topBack