30/11/2018
Por: Comunicação GTCA
As expectativas e desafios para implantação de novas práticas de gestão, compartilhamento e abertura e de dados para pesquisa, a partir das especificidades de Farmanguinhos, foram o centro do debate da visita técnica do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) à unidade, no dia 27 de novembro.
Após uma apresentação inicial, que introduziu os principais conceitos da Ciência Aberta e um panorama das tendências internacionais sobre abertura de dados, os participantes puderam expor suas dúvidas e apreensões. Alguns temas prioritários são: a) viabilizar períodos de embargo que garantam a primazia do pesquisador e protejam dados em etapas iniciais de pesquisa nas quais não há clareza sobre o seu caráter estratégico, b) estabelecer políticas claras de reúso de dados de modo que a instituição não se converta em uma mera provedora sem receber as contrapartidas proporcionais.
Durante a visita, os participantes indicaram que Farmanguinhos produz conhecimento relevante que não necessariamente resulta em artigos científicos. Nesse sentido, apontam como uma oportunidade a abertura de outros tipos de resultados de pesquisa. Outra sugestão é incorporar a temática nos cursos de Pós-Graduação de modo que os alunos se apropriem de novos conhecimentos e competências no desenvolvimento de projetos de pesquisa que resultam em teses e dissertações. Transformar o Programa de Formação Modular em Ciência Aberta em uma disciplina transversal dos cursos de Pós-Graduação a partir de uma articulação com o Fórum de coordenadores.