20/09/2024
Mario Ferreira Junior (Cedipa/Fiocruz)
A Fiocruz se mobiliza para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) com uma série de eventos e atividades voltados para a promoção da inclusão, acessibilidade e reflexão sobre as questões enfrentadas por pessoas com deficiência. A programação, que se estenderá até 30 de setembro, inclui seminários, palestras, exposições e descontos em publicações relacionadas ao tema. Esses eventos visam promover o diálogo, a conscientização e a ação concreta em prol dos direitos e da visibilidade das pessoas com deficiência na sociedade. A relação das atividades foi organizada pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) e pelo Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência.
A agenda completa pode ser conferida abaixo.
Dia 18 de setembro
Evento: Ecoar - Diálogos de Cidadania. Episódio 25: Mães cuidadoras e o BPC como proteção
Horário: 14h
Local: Transmissão pelo Canal da VideoSaúde
Um debate sobre as mães cuidadoras de filhos com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Dias 19, 24, 26 e 28 de setembro
Evento: Setembro Inclusivo
Local: Centro de Recepção e Castelo Mourisco
Acesse o site do Museu da Vida Fiocruz
Atividades especiais que permitirão a pessoas com e sem deficiência conhecer mais o universo de pessoas cegas, surdas e neurodivergentes.
Dia 23 de setembro
Evento: Rearranjo das forças capitalistas e a necropolítica para eliminação das pessoas com deficiência
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Inscrições: https://tinyurl.com/284epjtp
Promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência, o seminário abordará temas importantes, como a produção da deficiência enquanto estratégia capitalista que gera desigualdades, a necropolítica direcionada à eliminação de pessoas com deficiência, as ameaças à educação inclusiva, a medicalização da infância, a vivência da deficiência em territórios periféricos e indígenas, em corpos que desafiam o cisheteropatriarcado, além de estratégias para ampliar a participação de pessoas com deficiência intelectual na sociedade, entre outros tópicos.
Dia: 24 de setembro
Evento: Palestra “Diálogos visuais: sinais que contam nossa história”
Horário: 14h às 16h
Local: Auditório Sergio Arouca – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)
O evento contará com a participação de quatro profissionais surdos do instituto, que compartilharão suas trajetórias profissionais e esportivas. Além disso, haverá a apresentação do treinamento realizado pela Brigada Voluntária de Incêndio, direcionado aos trabalhadores surdos.
Dias: 24 a 26 de setembro
Evento: Exposição "Campeões do INCQS"
Local: Hall INCQS
A exposição é uma homenagem aos trabalhadores surdos, em celebração ao Dia Nacional do Surdo em 26 de setembro, e uma valorização dos atletas paralímpicos brasileiros que fizeram história no último mês com suas conquistas.
Dia 25 de setembro
Evento: A importância da saúde na vida da pessoa com deficiência
Hora: 9h
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), na Casa de Oswaldo Cruz.
Inscrição por e-mail para rejane.tavares@fiocruz.br ou presencialmente na sala 204 do CDHS.
Dias: Até 30 de setembro
Evento: Promoção de 20% de desconto em livros sobre deficiências, acessibilidade e saúde mental
Local: Presencial na Livraria Editora Fiocruz ou pelo site da editora.
Curso - Acessibilidade em Edifícios Históricos
Modalidade: Online
Inscrições até 2 de outubro.
Mais informações no site da Casa de Oswaldo Cruz.
O curso gratuito de qualificação profissional tem o objetivo de capacitar profissionais de áreas de projeto, construção e gestão acerca das concepções de projetos acessíveis e a adaptação de espaços tombados para uso de pessoas com deficiência.