06/09/2024
Eduardo Muller (Cogepe)
A Cogepe, por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), está lançando um projeto para mapear e aprimorar as condições de saúde e segurança dos profissionais trabalhadores envolvidos em atividades de campo. A iniciativa propõe investigar os riscos enfrentados durante expedições e vai sugerir medidas preventivas para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores.
A proposta inclui a criação de um Manual de Orientações e Recomendações de Vigilância para o Trabalho de Campo, elaborado a partir de um levantamento detalhado das condições enfrentadas pelos trabalhadores na rotina deste tipo de atividade. Foi desenvolvido um questionário para coleta de dados, cujo objetivo é identificar as principais vulnerabilidades e, com base nos resultados, desenvolver diretrizes de saúde e biossegurança adequadas a cada tipo de atividade de campo. Acesse o formulário para coleta de dados.
O prazo para respostas é até 30/9 e o tempo estimado para responder o questionário é de, aproximadamente, cinco minutos. A participação dos trabalhadores é fundamental.
Desafio
Com uma abordagem ampliada do conceito de trabalho de campo, a iniciativa não se restringe apenas às atividades de pesquisa. “Nosso maior desafio é lidar com a diversidade de atividades e a falta de informações padronizadas sobre essas expedições”, afirmou Jorge Moreira, coordenador do projeto. “Esse levantamento será fundamental para garantir que todas as equipes estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger adequadamente.”
Marisa Oliveira, coordenadora de Saúde do Trabalhador, acrescenta que "esse é um projeto pioneiro e ambicioso para a Fiocruz em relação ao trabalho de campo e que certamente será um grande desafio, mas, imprescindível".
Além de mapear as vulnerabilidades, o projeto também visa a implementação de ações estruturantes no campo da Vigilância em Saúde do Trabalhador, promovendo a inserção em ambientes diversos, com mais segurança seguros e garantindo que a Fiocruz continue desempenhando suas missões de maneira responsável e protegida.